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    Maquiadora da Ausländer defende retorno de belezas elaboradas às passarelas
    Maquiadora da Ausländer defende retorno de belezas elaboradas às passarelas
    POR Augusto Mariotti

    Por Raisa Carlos de Andrade, em colaboração para o FFW

    A maquiadora carioca Carla Biriba no camarim da Ausländer, no Fashion Rio Inverno 2014 ©Felipe Abe

    Em uma temporada de belezas pouco marcantes, Carla Biriba trouxe o experimentalismo em doses fortes à passarela da Ausländer, marca com a qual trabalha há quase dez anos. Pensando a maquiagem em múltiplas possibilidades, ela fundou a Bliss Me, primeira agência de beleza do Rio, ao lado dos sócios Ciro Luporini e Carol Bicudo.”Somos uma pessoa com três mentes. Tudo é decidido em trio”, explica. Com clientes como Reserva, Redley, Totem e Agilità, a Bliss Me também irá assinar a editoria de beleza da revista “Areia”, publicação impressa com lançamento previsto para janeiro. Minutos antes de começar sua junção entre efeitos especiais e glitter, ela comentou sobre a linearidade vista em toda a temporada e a realidade de um dos mercados mais crescentes da cidade.

    Qual foi a inspiração da beleza de hoje?

    A inspiração da coleção da Ausländer vem de uma temática futurista, com tecnologia, imaginando como seremos daqui a uns anos e imaginando como essa pessoa, que a gente denomina pessoa Ausländer, seria nesse cruzamento de mundos e planetas. A gente sabe que no futuro vamos nos conectar com outras coisas, como se houvesse um avanço de tecnologia que nos transformasse em outros seres, que é o ser que foi mostrado na passarela da marca.

    A marca sempre te dá muita liberdade. Como é a relação de vocês?

    Eu e Cadinho trabalhamos juntos desde o começo da marca. Sou maquiadora da Ausländer há nove anos e a gente sempre define o tema assim que o desfile acaba. Duas semanas depois que acabou o verão, estávamos com toda a equipe para pensar o que faríamos no inverno. Aí falaram sobre a tecnologia e falei: “Tenho esse ser na minha cabeça”. Aí fui apresentando as ideias, ele se apaixonou, falou que faríamos tudo que fosse preciso e eu fui aprimorando no decorrer dos meses.

    Você acha que todo esse tempo trabalhando junto fez com que sua maquiagem também influenciasse na criação das roupas?

    A Ausländer, em especial, é uma marca toda feita em conjunto. Um vai acrescentando na ideia do outro. Por exemplo, vai ter uma peça que o cabelo é todo chapado para trás, seco, com o cabelo reto. Por conta do cabelo, o José (Camarano) teve a ideia de colocar uma faixa na roupa para passar o cabelo por dentro. É um grupo muito ativo. Não dei o tema da coleção, mas é uma equipe que trabalha muito bem junto. A gente já lê a mente um do outro para ver o que pode melhorar.

    É comum ter toda essa liberdade criativa?

    Não. Na maioria dos desfiles a gente decide uma semana antes.

    As marcas têm valorizado muito o trabalho do maquiador. Como você vê essa mudança no mercado da beleza?

    Hoje, no mercado de moda, o maquiador é tão importante quanto o stylist. Ainda assim, acho que nos desfiles as marcas têm dado cada vez menos importância. As maquiagens estão cada vez mais naturais… Quando é uma questão de tendência, eu aceito. Mas quando isso se repete em todas as estações, cai na chatice. É uma opinião pessoal, claro, mas é o que está acontecendo. Tenho achado monótono. Tem como fazer o nada de uma maneira criativa. Mas quando o nada vira nada, quando aparece toda hora, acho chato.

    O que você prioriza em um profissional para entrar na sua equipe?

    São três itens fundamentais: talento, óbvio, mas ele não vem sozinho; profissionalismo acima de tudo, ser correto em todos os sentidos e amar o que faz. Quando tem tudo isso, não tem como dar errado.

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