Clarice Vitkauskas no backstage de Samuel Cirnansck ©Felipe Abe/FFW
Clarice Silva Vitkauskas, ou apenas Clarice Vitkauskas, é um dos rostos mais concorridos da temporada de Outono/Inverno 2013 do SPFW. Ela foi apontada pelo stylist Daniel Ueda como uma de suas new faces preferidas. Presente nos desfiles mais importantes do evento, entre eles Alexandre Herchcovitch, Colcci, Triton e Ellus, a paulista, que faz parte do casting da Way Model Management, conversou rapidamente com o FFW no backstage de Samuel Cirnansck e falou sobre a relação com a Valentino, seus planos para o futuro e seus gostos musicais e cinematográficos.
Em primeiro lugar, como se fala o seu sobrenome?
Vitkauskas, como se escreve mesmo. É da Lituânia.
Quantos anos você tem, de onde é e como foi descoberta?
Tenho 16 anos e sou de Guarulhos. Fui descoberta em uma convenção de modelos em São Paulo e a partir daí fui contratada pela Way, e logo já viajei para o Japão. Depois fiz a temporada [de Primavera/Verão 2013] de alta-costura em Paris, aí fiz Nova York, Londres, Milão e Paris.
Você viajou com sua mãe ou alguém da família?
Não, fui sozinha. Com esse negócio de viajar, eu amadureci muito e aprendi a me cuidar sozinha, morar sozinha e conviver com as outras meninas [que trabalham como modelos].
Quais os desfiles internacionais que você mais gostou?
Fiz Marc Jacobs, Jill Stuart, Guy Laroche, Nina Ricci, Marchesa, Bottega Veneta, Valentino… gostei bastante de Valentino, amo fazer desfile da marca, até porque faço a prova de roupa deles e eles são muito gentis comigo. Na alta-costura fui exclusiva da marca, então já é como se fosse da família.
Clarice Vitkauskas nos desfiles de alta-costura (Inverno 2012) e prêt-à-porter (Verão 2013) da Valentino ©ImaxTREE
Como foi conhecer a Maria Grazia Chiuri e o Pierpaolo Piccioli [diretores criativos da Valentino]?
A primeira vez que fui fazer casting para a Valentino foi super normal. Depois do casting, a agência ligou dizendo que eu seria exclusiva deles, o que foi uma surpresa para mim porque era tudo tão irreal, aconteceu do nada. Mas me senti super à vontade, eles são super gentis e me trataram muito bem. Foi um bom começo para mim, acho que a gente vai começando aos poucos, um degrau de cada vez.
Mas você passou um tempo em Paris ou só foi fazer a temporada? Conheceu a cidade?
Depois da última temporada de prêt-à-porter, fiquei umas duas semanas lá e estava bem calminho, então deu para passear bastante. Aproveitei para conhecer a cidade porque antes só tinha ido para trabalhar. Agora vim fazer o SPFW, mas vou logo para Nova York e não vou poder fazer o Fashion Rio.
Você já está morando em Nova York?
Não, ainda não. Ainda estou em São Paulo, mas a partir de agora vou me basear lá, acho que já viajo amanhã.
E como é para a sua família esse seu sucesso lá fora?
Eles me apoiam muito, o apoio dos meus pais é a base da minha carreira. Minha mãe e meu pai estão super felizes por mim, eles ficam meio preocupados, claro, mas sempre converso com eles por Skype. É o meu apoio, sempre quando tenho alguma coisa para desabafar eu falo com eles, graças a Deus eles me ajudam muito.
Você terminou a escola?
Estou cursando o 2° ano ainda e faltei bastante esse ano, praticamente a metade do ano. Voltei para a escola há uns dois dias e os professores me passaram trabalhos para compensar as faltas, e também faço provas online. Está sendo tranquilo; a escola está me apoiando.
E o que você gosta de fazer?
Gosto de relaxar, procuro ir a um parque, correr, fazer exercícios e passear com minhas amigas.
Clarice Vitkauskas nos desfiles de Inverno 2013 de Alexandre Herchcovitch, Colcci e Triton ©Agência Fotosite
Quais produtos de beleza você carrega sempre na bolsa?
Sempre carrego corretivo, gosto de retocar as olheiras porque por mais que eu esteja descansada, sempre tenho um pouco de olheira. E sempre uma cadernetinha para me organizar, anotar os castings! Carrego hidratante labial porque não dá para sair em fotos com a boca ressecada.
O que você gosta de música e de cinema?
Gosto muito de Aerosmith. De filmes gosto muito de suspense e comédia, gosto de toda a série do Hannibal, principalmente de “O Silêncio dos Inocentes”, e de Harry Potter, além de “Bonequinha de Luxo” e “Cinderela em Paris”. Livros eu consigo ler nos backstages.