Renzo Rosso, fundador da Diesel, e Nicola Formichetti ©Reprodução
O “WWD” publicou nesta terça-feira (02.04) a notícia de que Nicola Formichetti deixou o cargo de diretor criativo da Mugler. Dois dias depois, o mesmo veículo confirmou a ida do super stylist para a italiana Diesel, onde atuará como diretor artístico. O FFW tentou contato com Formichetti, mas ele está de férias e não foi localizado pela reportagem para comentar.
De acordo com Rosso, em conversa com o “WWD” via Skype, Formichetti será responsável pela visão geral da marca, o que inclui comunicação, marketing, designer interior e, claro, produto. “Eu o quero para fazer coisas maiores e diferentes. Esse é o homem certo para dar o próximo passo para uma companhia jovem e uma marca voltada para pessoas jovens de pensamento”, adicionou o empresário italiano.
Assista abaixo ao vídeo publicado por Formichetti no aplicativo Vine, com o título “First Day at Diesel” (Primeiro dia na Diesel):
Já Joel Pälix, presidente da Clarins Fragrance Group e diretor geral da Mugler, deve anunciar em breve um plano para a grife, “que foque em seu legado bem sucedido na perfumaria e em seu novo momento na moda”. No Brasil para um lançamento de perfume, ele explicou ao FFW as razões para tal decisão: “Nicola é cheio de projetos e precisamos de uma pessoa mais presente”.
A Mugler soltou uma declaração oficial sobre a saída de Formichetti, que se deu em comum acordo entre as duas partes. “Nicola cumpriu com a nossa missão original de trazer energia à marca”, diz Palix. “Com o seu talento para se comunicar e entender imagem e design contemporâneo, Nicola foi instrumental em atrair um novo público, crucial para o futuro estratégico da casa. Ele será uma parte histórica do legado da Mugler e conhecido como a força que nos empurrou para frente”.
Lady Gaga no desfile da Mugler Inverno 2011 ©Imaxtree
Entre os momentos mais marcantes dessa nova fase da Mugler estão a campanha masculina com Rick Genest, a primeira vez que uma grife de luxo escolhe um modelo “fora de padrão” para representar a marca, e o “catwalking” de Lady Gaga no desfile de estreia, em que diversas modelos caíram dos sapatos dificílimos enquanto a cantora triunfou na passarela.
Formichetti também lançou uma linha de bolsas, já usada por fashionistas descoladas mundo afora, e mostrou amadurecimento com o último desfile, apresentado no final de fevereiro, em Paris. Aqui, ele conta à editora Camila Yahn suas inspirações sobre a coleção.
Nicola está em uma matéria no caderno do FFW dentro da nova edição da revista “Mag!“, em que fala com exclusividade sobre internet, Lady Gaga, e também, sobre a Mugler. A entrevista será publicada aqui no portal na próxima sexta-feira (05.05).