Joyce Pascowitch, jornalista e editora, que está na campanha Mulheres de Peito ©Reprodução
Na semana passada nós publicamos o relato emocionante de Costanza Pascolato sobre sua experiência com o câncer de mama. O vídeo, exibido pela primeira vez no SPFW, faz parte da campanha Mulheres de Peito, implantada este ano pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que facilita o exame de mamografia e agiliza o diagnóstico precoce do câncer de mama. Basta ligar no 0800 779-0000 para qualquer informação necessária.
Além de Costanza, outras mulheres inspiradoras e influentes em suas comunidades também contaram, com transparência e honestidade, sobre sua luta – e vitória – contra a doença. Fé, instinto de sobrevivência, ânimo, força. Essas palavras fazem parte de seus depoimentos, além de prevenção, a principal chave para uma vida saudável.
O FFW tem o prazer de compartilhar as experiências de Joyce Pascowitch, Elba Ramalho, Antonia Frering e Joana Fomm:
Joyce Pascowitch
Jornalista
“Enquanto estava no tratamento de câncer de mama, eu nem questionava o porquê. Acredito que seja instinto de sobrevivência. Para quem está nessa luta, posso dizer para não desanimar, porque tudo vai melhorar. A gente aprende mais sobre a vida, sobre o que importa, sobre as pessoas e os amigos, quem realmente vale a pena. Muita força e resiliência. Agora, para as mulheres em geral, espero que elas cuidem da saúde, não apenas indo ao médico e fazendo os exames – o que é fundamental para a prevenção – mas também acompanhando os resultados, questionando e participando ativamente de todo o processo.”
Elba Ramalho
Cantora
“A prevenção, com exames de rotina, pode salvar a vida. O meu câncer, por exemplo, estava muito no início e o tumor media milímetros. Logo que diagnosticado, agilizei a cirurgia e o tratamento. Valeu o diagnóstico precoce, a serenidade como encarei a doença e o processo seguinte. Cada pessoa reage de forma bem pessoal. A fé, no período do meu tratamento, foi fundamental para me manter calma e encarar a doença. Minha sugestão é que se observe sempre, fique atenta a qualquer mudança em seu organismo. Que viva, principalmente, feliz, e confie no poder da fé. Não tenha medo de enfrentar a doença, nem medo de morrer. Não pense nisso, apenas viva!”.
Antônia Frering
Atriz
“O diagnóstico precoce é essencial. Quanto mais cedo descobrir, mais cedo será a cura. Por isso, recomendo sempre a mamografia. A minha mensagem às mulheres em tratamento é simples: confia, entrega, aceita e agradece.”
Joana Fomm
Atriz
O que me fazia lutar todos os dias era a vontade de viver e de trabalhar mais. Não queria ir embora. Os exames preventivos são essenciais. Se eles estivessem em dia, eu não teria tido câncer. A minha mensagem para aquelas que estão em tratamento é não desistir. Vale a pena viver.