Pense numa mistura de Joan Jett, Patti Smith, Cher e Joan Baez, mais a atitude dos anos 2000, mais muita androginia, desfilando nas melhores passarelas do mundo e estampando as capas das melhores revistas de moda do planeta. Essa é Jamie Bochert (27), modelo, cantora, guitarrista, pianista, assistente, musa e garota propaganda de Marc Jacobs.
Acima, Jamie em retrato feito por Daniel Jackson para a “Interview”, onde foi entrevistada pela vocalista do Sonic Youth, Kim Gordom © Reprodução
Nascida em Nova Jersey, nos EUA, Jamie já confessou, em entrevista para a revista “Tokion”, que “quer ser aquela velha maluca que vive no supermercado comprando muita comida pra gatos”. Enquanto isso não acontece, a modelo vive casada com o ator Michael Pitt em NY, dividindo seu tempo entre os desfiles que ainda faz nas semanas de moda, o trabalho no estúdio de Marc Jacobs e as apresentações que faz como cantora, em que usa o codinome Frances Wolf. Ela já abriu shows pra Pagoda, banda do marido, e também já dividiu o palco com Patti Smith, de quem é amiga. A música é tão importante na vida de Jamie que em 2004 ela largou tudo para viver disso, fazendo a moda ficar cinco anos sem ela.
Fotografada por Juergen Teller na campanha de Verão 2010 de Marc Jacobs © Reprodução
Na moda, a carreira de Jamie começou no final dos anos 1990, quando chegou a ser considerada um dos rostos do futuro. Mas foi apenas em 2002, num desfile de Ann Demeulemeester, em Paris, que Jamie virou hype: ganhou capa da “i-D” e desfilou na sequência para Diane Von Furstenberg, Missoni, Pucci, Roberto Cavalli, Jean Paul Gaultier e Viktor & Rolf.
Depois da explosão, Bochert se afastou da moda para se aproximar da música, retornando somente no desfile de Verão 2008 de Marc Jacobs. Foi o suficiente para que a moda voltasse a prestar atenção nela.
Jamie na campanha da Lanvin © Steven Meisel
Se não bastassem os desfiles, Steven Meisel clica Jamie junto com Michael Pitt para a “Vogue Itália”. E na primeira edição de 2010 da revista italiana, Jamie é novamente fotografada por Meisel, só que agora ao lado da socialite Daphne Guiness e da top Agyness Deyn para a capa da publicação (foto abaixo).
Com Daphne Guiness e Agyness Deyn na capa da Vogue Itália de janeiro de 2010 © Steven Meisel
Se Lara Stone está na lista de antimodelos que dão certo, com certeza Jamie está no mesmo grupo, e com muito êxito – ela ocupa a 24ª posição do poderoso ranking do Models.com. Reza a lenda que para o seu desfile de Inverno 2010 na Semana de Moda de NY, Marc Jacobs pediu um casting todo tipo Jamie Bochert. Nada mal para uma menina que estudou para ser bailarina na adolêscencia.
Com o marido Michael Pitt, em editorial romântico para a “Vogue Itália” © Steven Meisel