A próxima edição da Vogue Italia já vem sob a nova direção de Ferdinando Verderi. O criativo italiano foi anunciado em abril como substituto do brasileiro Giovanni Bianco, que foi nomeado em 2017 após a morte de Franca Sozzani.
Nos 20 anos em que ficou à frente da publicação, Franca a transformou em uma revista única que pouco tinha a ver com as outras edições da Vogue. Com foco especial na fotografia, os ensaios e até capas tinham a mínima intervenção gráfica possível para não poluir a imagem. Ao lado de Steven Meisel, ela ajudou a criar algumas das imagens mais fortes e memoráveis da moda contemporânea, usando a moda mais para contar histórias, fazer críticas ou levantar questionamentos do que para vender roupa ou desejo. Ela vendia sim desejo, porém, um desejo intangível que vivia dentro da gente e era calibrado pelo amor à fotografia. E assim, a Vogue italiana virou uma bíblia para os apaixonados por moda na sua versão mais livre.
Mas agora os tempos são outros e dificilmente a revista terá o mesmo budget para realizar ensaios memoráveis sem a expectativa de algum tipo de retorno monetário. Afinal, estamos na era dos makers e não dos dreamers (há também quem seja dreamer e maker) e certamente por isso, Ferdinando parece ser um nome apropriado neste momento.
Ele é socio e diretor de criação da agência de propaganda Johannes Leonardo, baseada em Nova York. Desde o início, seu foco foi na expansão de clientes de moda, luxo e lifestyle, trazendo para a agência parceiros como Chanel, adidas Originals, Alexander Wang e Versace. Com a adidas, ele trabalha há três anos, o que coincidiu com um crescimento tanto em escala quanto em relevância, além de ter feito com a marca campanhas que ganharam prêmios no Cannes International Festival of Creativity e Clio Awards. Nas últimas duas temporadas, Ferdinando foi o criativo mais premiado na categoria de prestígio de moda e beleza.
Tem esse video lindo que fez também para a adidas Original no relançamento do Gazelle, em 2016, usando uma foto de Kate Moss tirada em 1993. Verderi trouxe para a equipe o provocador digital e expert em colagem Doug Abraham aka @bessnyc4.
Recentemente, o diretor criativo postou seu novo trabalho de reposicionamento da linha Versace Jeans Couture, que está sendo relançada, focando na criação de uma imagem/linguagem que não se apoia nas roupas da marca.
Ferdinando é agenciado pela Art Partners, que também cuida das carreiras de Mert & Marcus, Glen Luchford, Mario Sorrenti e Harley Weir, entre outros top profissionais de moda. Aqui é possível ter uma visão geral de seu trabalho. “A visão de Ferdinando e sua experiência no desenvolvimento de ideias criativas progressivas trarão uma contribuição crucial para o crescimento da marca Vogue Italia em todas as suas facetas, do impresso ao digital para todas as plataformas criativas ”, disse o editor-chefe Emanuele Farneti em um comunicado. Verderi continua residindo em Nova York e, ao menos por enquanto, manterá seu trabalho na agência.
Em breve sua primeira edição é lançada e teremos o primeiro insight dos próximos caminhos que a Vogue italiana tomará.