A revista “Time” fez uma lista pra contrariar sua rival Forbes: elegeu as 25 mulheres mais poderosas do século 20 _sem ordem de preferência e sem Gisele ou Dilma.
Nesse panteão de seres extraordinários, há representantes da moda, da beleza e da cultura pop que continuam sendo fortes influências em seus ramos: Coco Chanel, Estée Lauder e Madonna.
Seria repetitivo contar a história de vida dessas 3 mulheres, então o FFW escolheu um grande momento de cada uma referenciado até os dias de hoje.
COCO CHANEL
O Little Black Dress original (Chanel), Audrey Hepburn (Givenchy), Liz Hurley (Versace) e Sarah Jessica Parker (Alexander McQueen) ©Reprodução
Chanel fez muitas coisas pelo guarda-roupa feminino, e a mais lembrada costuma ser a invenção do “little black dress”, que surgiu em 1926 (à esquerda), então um tanto escandaloso pela silhueta solta. Mas os tempos mudam, e os parâmetros acompanham: o vestido de Holly Golightly, de “Bonequinha de Luxo”, definiu estilo anos 1960; Liz Hurley e seu Versace alfinetado nos anos 1990 provocaram discussão mundial, e os anos 2000 são uma festa de escolhas, na qual um vestido como o de Sarah Jessica Parker, criado pelo inigualável Alexander McQueen, pode ser chamado de LBD.
ESTÉE LAUDER
Os “gifts with purchase” costumam incluir um tipo de bolsa e diversas amostras: kit Estée Lauder, Sephora e Saks ©Reprodução
Fundadora de um dos mais bem sucedidos impérios de cosméticos (que hoje abrange também as marcas Prescriptives, Clinique, Origins e Aramis), Estée Lauder tinha talento para vender. Uma de suas invenções foi a compra com brinde, hoje lugar-comum, mas na época uma ótima tacada de marketing. Quem não gosta de um presente?
MADONNA
Madonna em show em Roma, provocando o Vaticano; Lady Gaga iluminada; Britney mais sexualizada, impossível ©Reprodução
Madonna é a cantora de rock que mais vendeu no século 20, autora de hits que marcaram gerações. Só isso. Ela também foi pioneira ao usar assuntos polêmicos (religião e sexo são seus favoritos) a seu favor. Ícones pop atuais, como Lady Gaga e Britney Spears, aprenderam bem com ela: falem bem, falem mal, mas falem de mim.
Confira a lista na íntegra no site da publicação.