Cenário escandinavo
A Noruega inspirou a alta-costura da Chanel nesta temporada. O design escandinavo, que mescla linhas simples, tons neutros, funcionalidade e matérias-primas naturais, resultando numa imagem ao mesmo tempo minimalista, confortável, muito cool e sofisticada, pôde ser vista no cenário, que reproduziu um ambiente ao ar livre, com grama, árvores e céu azul dentro do Grand Palais. A cereja do bolo era a casa de madeira de três andares, totalmente minimal, com nichos quadrados que revelaram grupos de modelos conforme as portas iam se abrindo automaticamente, ao final do desfile.
+ Veja a coleção completa da alta-costura da Chanel, Verão 2016
Lagerfeld e a Noruega
Se o minimalismo deu o tom do cenário, nas roupas Lagerfeld misturou referências da cultura tradicional norueguesa ao luxo detalhista e rebuscado dos bordados e técnicas artesanais da Chanel. A silhueta é alongada, perto do corpo, e há referências às roupas vikings tanto no efeito blusê, no aspecto rústico de alguns looks, quanto na releitura das armaduras e malhas de metal por meio dos bordados com formas triangulares, dos tops estruturados também bordados com mangas duras triangulares ou arredondadas.
Florais e insetos
O print floral estilizado quebra com cor e frescor a série de looks que trazem a textura mais encorpada do clássico tweed da Chanel e dos bordados suntuosos e brilhantes. Outra referência à fauna e flora norueguesas, junto com os insetos, bordados nos vestidos e também usados nos brincos.
Sapatos
O mood rústico e natural apareceu mesclado ao luxo da alta-costura da cabeça aos pés, com destaque para o salto anabela ondulado de cortiça usado em todos os looks do desfile.
Capa de princesa viking
A capa é um clássico da imagem viking mas também das princesas e personagens mais icônicos dos contos de fadas. Na Chanel, ganha suas versões mais glamourosas e diáfanas, brilhantes e/ou translúcidas, tradução perfeita da roupa que faz sonhar.
Pochete
Com amarracão cruzada em muitos looks, a pochete foi quase onipresente no desfile, para carregar celular ou tablet.
Cachorro no front row
A top Cara Delevingne foi ao show acompanhada de seu cachorro, que entrou no colo da modelo e lá ficou durante a apresentação.
Um homem entre tantas mulheres
Um único modelo masculino, o “muso”de Lagerfeld, Baptiste Giacobini, desfilou entre os looks femininos, com uma jaqueta de tweed, camiseta branca e calça num amarelo queimado dourado.
Beleza gráfica
O delineador, usado de um jeito bem gráfico, com duas longas e marcantes linhas, na parte de cima e de baixo dos olhos, foi o destaque da beleza do desfile e anunciou mais uma temporada de olhos delineados como tendência de maquiagem.
Webcouture
Fotos do lookbook da coleção, feitas por Karl Lagerfeld e distribuídas como material de imprensa durante o desfile, já estão disponíveis no site da Chanel