Ronaldo Fraga sempre impressiona com seus desfiles com temáticas políticas ou que questionam o status quo. Não foi diferente na apresentação de sua coleção Verão 2016, que aconteceu nesta quarta-feira (15.04) no São Paulo Fashion Week. Entenda por quê.
+ Seis curiosidades sobre o desfile da Animale, que abriu o SPFW
+ Flower power: dez vezes em que o desfile da PatBo foi anos 1960
+ De novela a acessórios, sete coisas a saber sobre o desfile de Ju Jabour
+ Lenny Niemeyer revela oito curiosidades sobre seu desfile no SPFW
+ Dez elementos curiosos da coleção Verão 2016 de Gloria Coelho
1 – “A fúria da sereia”
A coleção Verão 2016 de Ronaldo Fraga foi inspirada nas sereias, que, para ele, representam a força do feminino. “O homem executa, mas quem transforma é a mulher.” As sereias também são a forma que o estilista encontrou para questionar um modelo de perfeição que não existe, os padrões de idade, de beleza etc. “A sereia não envelhece.” Mas o título do desfile, “A fúria da sereia”, remete à raiva, à força transformadora e à criação. “Pode achar que é romântico, mas não é. Pode até parecer [romântico] porque o desfile começa com peças claras, mas é a fúria.”
2 – 35 mulheres
Ronaldo colocou 35 mulheres de 19 a 85 anos sentadas no meio do cenário, todas vestindo caudas de sereia e com os seios à mostra. Além da diferença de idade, eram mulheres com biótipos variados, justamente para questionar os padrões de beleza.
3 – Sem (mais) pudores
Ronaldo contou que uma das senhoras octogenárias que estava na passarela lhe confessou que, até aquele dia, a única pessoa que tinha visto seus seios era seu marido. “Mas ela disse que queria participar porque queria fazer coisas que nunca tinha feito.”
4 – Espelho, espelho seu
“É um manifesto político. Não à toa, os espelhos estavam virados para a plateia, para que outras mulheres se vejam como elas. São mulheres diferentes com corpos diferentes”, explicou o estilista.
5 – Mar de pneus
As mulheres que faziam parte do cenário estavam sentadas em pilhas de pneus. “Vemos o mar de cima e não imaginamos o lixo que tem ali. Se o mar não está bom para peixe, muito menos para sereia.”
6 – Biodegradável
Um fio biodegradável da Rhodia foi usado para fazer crochês, além da malha da tecelagem Santaconstancia. Ronaldo explicou os looks finais, também feitos com o fio: “É uma poliamida que vem da borracha. Tem uma resistência que parece o cabelo das sereias”.
7 – Espuma
Entre os looks, Ronaldo criou uma série de tecido branco com pérolas e bordados, feito em referência às ondas do mar depois que quebram e voltam, deixando uma espuma sobre a areia.
8 – Look preferido
“Gosto do crochê e do tricô na linha de pesca, com escamas bordadas como se fossem lantejoulas.”
9 – Estampa
Ronaldo destacou a estampa de negras, feita a partir de uma foto de oferenda tirada em 2 de fevereiro, dia de Iemanjá. “Acho importante ressaltar isso nesse momento em que vivemos uma demonização das religiões de matriz africana.”
10 – Projeto na Paraíba
Ronaldo já trabalhou em outras coleções com artesãs da Paraíba, mas sempre na região do agreste. Nesta temporada, ele trabalhou com mulheres do litoral, em uma praia chamada Camurupim. “As escamas dos peixes eram descartadas. Quando vi, percebi que parecida madrepérola, e resolvi usar. Aí começou um trabalho de capacitação das mulheres para que aproveitassem as escamas.” Hoje o projeto, em parceria com o Sebrae, leva o nome de Sereias da Penha, em alusão à praia de João Pessoa, capital da Paraíba.
11 – Beleza de sereia
O maquiador Marcos Costa sempre sonhou em um dia fazer um olho rabo-de-peixe para um desfile e, quando ficou sabendo que a coleção era inspirada em sereias, encontrou a ocasião perfeita. Para isso, ele usou três tons de azul: azul pavão no centro do olho, carbono na parte externa e um tom claro no canto interno. A maquiagem é complementada com pele natural. Para o cabelo, pensou na textura “podrinha” de quem passa o dia na praia.
12 – Backstage concorrido
O backstage pós-desfile de Ronaldo é sempre o mais concorrido da temporada. O local fica cheio de mulheres que acompanham o trabalho do estilista, que ele carinhosamente chama de “Ronaldetes”. Se você leu até aqui, entendeu por que ele é tão amado por elas.