Com o leilão do 5G anunciado pelo governo brasileiro para 4 de novembro deste ano e a previsão para implementação nas capitais até julho de 2022, esse maior nível de conectividade tem se tornado um dos grandes assuntos no meio da tecnologia. É claro que um maior nível de conectividade e velocidade vai impactar todos os setores, incluindo, a moda.
Conceitos como metaversos, blockchain, realidades expandidas, inteligência artificial, wearables e internet das coisas não poderão mais ser ignorados pelo mercado de moda, arte e tecnologia e devem se tornar cada vez mais frequentes com a implementação no 5G no território nacional. Mas, afinal, o que é o 5G?
Na Brazil Immersive Fashion Week, o talk de ‘O Impacto do 5G na Moda’ aborda esse assunto, com Ana Raquel S. Hernandes, Head da Yahoo Creative Studios. Confira um resumo do que rolou no painel:
O QUE É O 5G?
Basicamente, o 5G é a quinta geração de internet móvel. A primeira, o 1G é apenas a voz, o 2G trouxe os textos, o 3G trouxe os dados, o 4G, vídeos e o 5G finalmente deve possibilitar toda uma nova gama de possibilidades como: formatos 3D, conteúdo em tempo real, personalização e interatividade.
“O 5G vai acelerar e criar novas possibilidades para essas narrativas, para contar histórias e também para a distribuição de conteúdo” conta Ana Raquel S. Hernandes, Head da Yahoo Creative Studios. “No futuro, provavelmente não estaremos acessando essas redes só através dos smartphones, mas com óculos, relógios, com projeções em realidade aumentada, enfim, outras formas de se lidar com a internet”.
Os smartphones, e principalmente, o Iphone foram cruciais no desenvolvimento dessas tecnologias móveis, mas, o advento do 5G tem sido interpretado por especialistas como um dos sinais da era pós-smartphone.
OS IMPACTOS DO 5G
O 5G utiliza uma nova tecnologia, e não apenas um upgrade do 4G. Com latência – tempo de resposta – mais baixa, velocidade mais alta e menor gasto de energia – sua bateria vai durar muito mais – essa tecnologia permite o que se pode ser chamada de internet em tempo real.
Com respostas quase imediatas, o 5G vai permitir experiências em real-time, integrações melhores com o mundo digital e diminuição quase total das fronteiras entre digital e real. Essa velocidade também permite um nível maior de customização e personalização até da publicidade, por exemplo.
Apesar de parecer ainda distante, essa nova tecnologia, para os grandes centros deve demorar entre 2 a 3 meses para ser completamente implantada e democratizada.
NA MODA
“Hoje a gente já pensa muito na curadoria da nossa imagem digital, com o avanço dessas novas tecnologias, a tendência é que isso se intensifique muito” conta Ana Raquel Hernandes, sobre como o 5G pode impactar na nossa imagem e moda nos meios digitais. “Com a evolução dos metaversos e dos avatares, isso passa a ser mais importante e inclusive, parte de quem a gente é e como a gente se expressa” afirma.
A evolução do 5G impacta na moda digital, em uma experiência mais realista das roupas digitais e na criação da nossa imagem nos meios digitais, das redes sociais ao metaverso. Os shoppings imersivos, com experiências em realidade aumentada também tiveram um boom durante a pandemia e apresentam uma das diversas novas possibilidades do mercado de moda sob os avanços do 5G.
+ Confira o Immersive Talks completo sobre o Impacto do 5G para a moda.