1. Total White
Para o seu último desfile à frente da Balenciaga, Alexander Wang evocou um mood de paz de espírito, de introspecção no cenário, e fez coleção total white, com tons do branco ao creme e off white, numa simbologia que parece remeter à tranquilidade com que está sendo feita a sua saída da maison. Em 2001, Nicolas Guesquière também apostou no branco na maior parte de um de seus primeiros desfiles para a marca.
2. Cenário
Com uma piscina de água retangular no centro, que acompanhava a passarela, o chão em tom salmão terroso, o cenário, dentro da ingreja do Hospital Lennec, na rue de Sèvres, remetia às termas gregas e também aos pátios mouros marroquinos, em tons de terra com tanques de carpas no meio.
3. Streetwear + sleepwear
O tom esportivo streetwear totalmente Wang marca sua última coleção para a Balenciaga, desta vez misturado ao universo do sleepwear. O cetim de seda branco e creme deu brilho etéreo a peças como a calça tipo cargo e o macacão também cargo, acompanhadas de vestidos tipo camisola, detalhes de renda, decote nadador, babados e recorte no busto com shape de sutiã mesclados, na mesma peça, a vivos geométricos e franzidos que lembravam os dos puxadores típicos de uniforme esportivo. As jaquetas e blazers aparecem quadradões e amplos, remetendo a esportes como rugby.
4. Garotas famosas “reais”na passarela
Às modelos, Wang intercalou no desfile atrizes com biotipo mais próximo às garotas comuns, caso da filha de Lenny Kravitz, Zoe Kravitz, com cerca de 1, 60 metro de altura, além de Bella Heathcote, Nicola Peltz, Riley Keough, Suki Waterhouse, Sophie Kennedy Clark, e Julia Garner.
5. Pochete
Ela vem sido revisitada por marcas como Chanel e Dior, em versões de luxo, sem muita adesão fashionista. Alexander Wang faz mais uma tentativa, desta vez evidenciando o caráter esportivo casual da pochete e deixando-a mais glamourosa por conta do material, o cetim de seda, com toque brilhante.
6. Slippers de renda
Os delicados slippers de renda branca, vazados, devem virar hit no próximo verão. Casuais, lembram a pantufa usada para dormir (vinda da referência aos pijamas, presente na coleção) e remetem às sapatilhas indianas que foram febre em décadas passadas.
7. O tchau de Wang
Sem o tom solene do “adeus”, a despedida de Wang da Balenciaga em sua entrada no final do desfile foi alto astral, com o estilista correndo ao longo da passarela, balançando o longo cabelão preto (marca registrada de seus agradecimentos pós-desfile), especialmente animado, tirando selfies, com o celular na mão.
8. Substituto
O anúncio da substituição de Alexander Wang vem sendo esperado com ansiedade pelo mundo da moda, e deve acontecer na próxima semana. Os boatos do mercado colocam em alta cotação nomes tão diversos quanto Phoebe Philo, os estilistas da jovem marca Vetements,o atual diretor criativo da Paco Rabanne, o talentoso Julien Dossena e Bouchra Jarrar. A seguir, cenas dos próximos capítulos da novela fashion “Balenciaga: O Sucessor”!
Veja todas as fotos do Verão 2015 da Balenciaga na página de Desfiles.