O Festival de Cinema de Veneza, que começou na última quarta-feira (31.08) e vai até o próximo sábado 910.09), está especialmente fashionista em sua 73ª edição. A moda reforçou sua presença com a estreia, na sexta (02.09), do documentário“Franca: Chaos and Creation”, que mostra o trabalho de Franca Sozzani, editora-chefe da Vogue Itália, considerada a mais artística entre as edições da revista pelo mundo. No mesmo dia, Tom Ford lançou seu segundo longa-metragem, “Noctural Animals”, com elenco que conta com Amy Adams como atriz principal, Jake Gyllenhaal e Ellie Bamber, todos com looks do estilista no red carpet.
Entre algumas exceções, caso óbvio dos atores do filme de Tom Ford, a regra no tapete vermelho tem sido prestigiar as grifes importantes italianas. Marcas como Giorgio Armani, Versace, Valentino, Gimbattista Valli, Alberta Ferretti e Miu Miu foram usadas por atrizes como Emma Stone (Versace e Valli), Dakota Fanning (Miu Miu) e Chiara Mastroiani (Armani) até agora.
Representante dos times estrangeiros, Alice Vikander alternou seu look Louis Vuitton habitual (ela é uma das embaixadoras da maison) com um Prabal Gurung para a estreia de “The Light Between Two Oceans”, onde contracena com Michael Fassbender. Vikander apareceu com um vestido Louis Vuitton, no dia do lançamento do longa, e em um evento diurno foi com um look Prabal Gurung.
Dentro das salas de cinema do festival, diretores como Terrence Malick e Win Wenders concorrem com Tom Ford ao Leão de Ouro deste ano.
Veja na galeria de fotos os destaques do red carpet dos primeiros dias do evento.