FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Abrir fogo! Jaquetas militares ressurgem no verão 2010 como peças fundamentais da temporada
    Abrir fogo! Jaquetas militares ressurgem no verão 2010 como peças fundamentais da temporada
    POR Redação

    Há quem diga que é mais uma visita a década de 1980, que teima em nos deixar. Outros acreditam numa reinterpretação do estilo que marcou os Anos 40. E alguns até cogitam uma homenagem ao Rei do Pop, Michael Jackson.

    O fato é que jaqueta militar está de volta para o verão 2010. Entre as principais peças da temporada, ela ressurge ora acinturada como se fosse um vestido (principalmente no caso dos trench-coats), ora através de sobreposições mais elaboradas, ou então como uma tradicional terceira peça para dias de clima fresco ou chuvoso.

    1Looks verão 2010 de Jil Sander, Burrbery, Celine e Aquilano.Rimondi ©FirstView

    Foi nos Anos 40 que a peça entrou com considerável força no guarda-roupa feminino devido à forte influência dos uniformes militares da 2ª Guerra Mundial. Mais tarde, nos Anos 60, os Beatles – com o álbum “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” – apresentaram versões mais populares, alegres e coloridas. Vinte anos depois, já nos Anos 80, Michael Jackson resgatou a peça, transformando-a numa de suas marcas registradas. Já em 2005, a Balmain recricou a jaqueta militar para o século 21, convertendo a peça que já foi indumentária de campo de batalha num item de luxo.

    2
    Marc Jacobs, Balmain, Haider Ackerman e Rag & Bone verão 2010 ©FirstView

    Para o verão 2010, inúmeras grifes investiram no estilo militar que vai desde os tradicionais trench-coats até os mais sofisticados chemises com pequenos adornos e detalhes que remetem aos uniformes de comandantes, generais e soldados.

    Seja com ombros bem marcados por tragonas, ou mais discretas – utilitárias com bolsos, zíperes e botões decorativos –, as jaquetas militares ressurgem como uma variação do tema esportivo (uma das macrotendências da estação). Seu fundamento é quase o mesmo: conforto, praticidade e funcionalidade. Com o diferencial da sofisticação, trazida pelo aspecto tradicional da peça. Sem contar que os ombros marcados e a associação imediata com valores como força e resistência (afinal, estamos falando de uma roupa que veio dos militares) podem ser interpretados como uma vontade da mulher atual de encarar a realidade e as dificuldades dos tempos modernos. Tudo a ver com os dias de hoje!

    Não deixe de ver
    La Chasse – Issey Miyake
    A jornada da Kapital: do Japão e culto global à LVMH
    adidas e Jão: camiseta inspirada em “meninos e meninas” esgota instantaneamente
    Sade: O estilo atemporal da cantora
    Hermès deve estrear na alta-costura
    A expedição de Schiaparelli no Brasil
    Com Bella Hadid, Miss Sixty busca reviver seus tempos de glória
    Camaleoa da moda e do cinema: O fascínio de Tilda Swinton
    Olivier Theyskens: quem é o designer que assinou o vestido de Fernanda Torres no Globo de Ouro 2025
    FFW