FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Abrir fogo: jaquetas aviador bombardeiam o inverno 2010!
    Abrir fogo: jaquetas aviador bombardeiam o inverno 2010!
    POR Redação

    jaquetas-aviador-balenciagaJaquetas aviador Balenciaga inverno 2004 © firstVIEW

    Seis anos depois da Balenciaga desfilar um inverno repleto de jaquetas aviador, elas finalmente retornam aos holofotes: a diferença é que desta vez quem apertou o gatilho foi Christopher Bailey, diretor criativo da Burberry, que revirou o baú de guerra da grife para dar forma e força ao seu desfile de inverno 2010.

    jaquetas-aviador-burberryBurberry inverno 2010: o resgate do passado bélico da grife fez ressurgir as jaquetas aviador © firstVIEW

    O efeito colateral foi sentido em outras marcas: na 3.1 Philip Lim as jaquetas aviador vieram meio boho, enquanto Just Cavalli e Emilio Pucci optaram por um caminho mais glamourizado. Até a Topshop Unique fez algumas versões mais acessíveis ao grande público, com os forros de lã super aparentes.

    jaquetas-aviador-philip-limJaquetas 3.1 Philip Lim, Topshop Unique, 3.1 Philip Lim e Just Cavalli inverno 2010: a jaqueta aviador é um item essencial © firstVIEW

    As proporções e modelagens são variadas, indo das mais curtas até as mais longas, passando por versões mais clássicas com golas e lapelas maximizadas. O couro animal também dá lugar aos tecidos e peles sintéticas, e em alguns casos os pelos de carneiro tomam conta também da parte externa das jaquetas.

    Como as jaquetas aviador são mais volumosas, cai bem fazer o contraponto com peças ou acessórios minimalistas, pra não exagerar na dose e harmonizar o look. E, é claro, atenção para os termômetros: apesar de super confortáveis para os dias mais frios, elas podem se tornar verdadeiros engôdos nos climas mais quentes.

    CURIOSIDADE

    As jaquetas aviador são itens de vestuário que saíram dos campos de guerra direto para os guarda-roupas de todo o mundo. Os modelos de couro/pelo de carneiro são os mais tradicionais, mas hoje em dia elas podem vir em diversos materiais, muitos inclusive sintéticos. Quando foram criadas durante a Primeira e Segunda Guerras Mundiais, elas foram pensadas para proteger os pilotos contra as intempéries de voos em elevada altitude, além de serem peças utilitárias. Na ocasião, foram batizadas de flight jackets, mas logo ganharam o apelido de bomber jackets – os militares que as usavam pilotavam aviões de bombardeio. A jaqueta bomber que encontramos hoje em diversas lojas, sem pelos de carneiro, é tipo a bisneta da jaqueta aviador.

    Não deixe de ver
    Marc Jacobs o precursor da estética vintage
    Essa vovó é um ícone de estilo que você precisa conhecer
    O que está por trás do visual de “Caju”, de Liniker?
    Damiano David do Måneskin assina coleção exclusiva com a Diesel
    Chloë Sevigny faz 50 anos e segue dando lição de estilo e autenticidade
    C&A e Patricia Bonaldi lançam colla, H&M anuncia coleção com Glenn Martens para 2025, CHANEL expande com boutique no Leblon
    Livro Babado Forte, de Erika Palomino, ganha segunda edição atualizada
    Dolce & Gabbana e Skims lançam parceria inspirada no estilo de vida italiano
    Quem disse que é feio? 15 calçados que provam que o ‘‘feio’’ pode ser também muito cool
    ASSISTA AQUI: “De Rua” volta às telas com segunda temporada
    FFW