Uma moda jovem, esportiva e usável deu o tom do Verão 2015 apresentado pelas marcas da semana de moda de Nova York. O FFW acompanhou os desfiles e selecionou as principais tendências que começam a tomar forma e devem pegar ainda mais força ao longo da temporada. Da volta dos bustiês ao preto e branco e estampas florais, veja abaixo o que pegou em Nova York e que deve chegar às ruas no próximo verão.
+ Conheça as tendências para os cabelos que surgiram na temporada Verão 2015 de Nova York
SWINGING 60’s
Diane Von Furstenberg, Tommy Hilfiger, Coach e Anna Sui ©Imaxtree
A moda fez, mais uma vez, uma viagem no tempo até a década de 1960 nesta temporada. Mas, tão plural quanto o período foram as coleções que partiram dele. Diane Von Furstenberg, por exemplo, celebrou Brigitte Bardot e a era de ouro da Riviera Francesa com looks superfrescos e sexy para se viver um verão à beira mar. Já Tommy Hilfiger, Coach e Anna Sui se apegaram à juventude dos festivais de rock (Woodstock, Coachella etc.) com produções que evocavam a irreverência da era hippie.
BUSTIÊ
Diesel Black Gold, Alexander Wang, Marc by Marc Jacobs e Marc Jacobs ©Imaxtree
Como estamos falando de uma temporada de verão, nada mais natural que os desfiles trouxessem muita pele à mostra, especialmente a da barriga – afinal, o top cropped caiu no gosto das mulheres antenadas já faz um tempinho. Mas a tendência foi atualizada com o retorno de uma peça que é velha conhecida do guarda-roupa feminino: o bustiê. A versão 2015 do item ganhou novo fôlego com as sobreposições inusitadas da Marc by Marc Jacobs e a geometria de Alexander Wang, por exemplo.
PONTOS DE COR
3.1 Phillip Lim, Alexander Wang, Lacoste e Ralph Lauren ©Imaxtree
Apesar de esta ser uma semana de moda de verão, o que se viu nas passarelas de Nova York foi uma profusão de tons clarinhos, como os pastel, e combinações clássicas, com destaque para os looks todos brancos e o duo p&b. As cores vibrantes, que têm tudo a ver com os dias mais quentes do ano, ocuparam então o lugar de coadjuvantes nas peças e em detalhes estratégicos. As nuances mais vistas em Nova York foram o rosa, o amarelo, o laranja e o azul.
NOVOS CLÁSSICOS
Marc by Marc Jacobs, Altuzarra, Calvin Klein Collection e Alexander Wang ©Imaxtree
Camisa de alfaiataria, tailleur, combinação de preto e branco e vestido tubinho estão além das tendências, pois já ocupam o status de clássicos da moda. Por isso, sempre acabam dando pinta na passarela, temporada após temporada. A criatividade (e o desafio) das grifes está em atualizar essas peças, trazendo-as para o momento atual da moda. Foi isso que a Marc by Marc Jacobs fez ao dar uma versão cropped à camisa de alfaiataria. A Altuzarra também tirou o tailleur do sério ao torná-lo sexy e desejável. O cocktail dress com brilho e transparência na barra da Calvin Klein Collection é um uma boa pedida para as ocasiões mais formais, mas não por isso caretas. Por fim, Alexander Wang transformou o tradicional tubinho em um item jovem e superatual com o tecido tecnológico.
ESTAMPAS GEOMÉTRICAS P&B
Oscar de la Renta, Proenza Schouler, Altuzarra e Victoria Beckham ©Imaxtree
No que depender das grifes nova-iorquinas, o Verão 2015 será invadido por uma onda de padronagens geométricas, de preferência em preto e branco. O destaque foi para os quadriculados e para as listras. O toque mais atual fica por conta da combinação assimétrica das listras, criando quase um efeito op art, como no look de Altuzarra.
FLORES E MAIS FLORES
Michael Kors, Osklen, Victoria Beckham e Carolina Herrera ©Imaxtree
Figurinha carimbada no guarda-roupa das mulheres românticas, a estampa floral promete conquistar as adeptas de todos os estilos no Verão 2015. Isso porque ela veio em propostas diversas, de artsy (Victoria Beckham) à tropical (Osklen). O denominador comum ficou por conta da proporção maximalista: as flores vieram, em sua maioria, em tamanho grande e enfeitando looks inteiros, tanto nos lindos vestidos da estação quanto nos conjuntos de blazer e calça.
+ Fique por dentro dos principais desfiles da semana de moda de Nova York Verão 2015