Sapatos da coleção Pre-Fall 2011 Alexandre Birman ©Reprodução/FFW
Na semana passada, o “Los Angeles Times” citou o brasileiro Alexandre Birman ao lado de Nicholas Kirkwood, Brian Atwood, Charlotte Dellal e Rupert Sanderson como um dos nomes de destaque da nova geração de sapateiros que “estão tentando fazer Christian Louboutin suar pelo seu dinheiro”. Aproveitando o gancho, o FFW conversou com o empresário, que falou sobre sua grife homônima e seu diferencial no mercado – inclusive em relação à Arezzo, da qual é herdeiro, e da Schutz, que ele criou quando tinha apenas 18 anos.
“A Alexandre Birman está posicionada como a marca de luxo do grupo Arezzo. O que a diferencia de outras marcas no mercado brasileiro é a exclusividade e a linha de produção artesanal, em que os sapatos são confeccionados num processo bem manual”, ele explica ao FFW, citando também a qualidade da matéria-prima, o acabamento dos sapatos e o uso do python como referências da grife. “Hoje, nas coleções de Resort e Verão de grandes designers, o python está presente como hit da estação, mas a marca foi a pioneira e tem grande know how com esse material”, ele afirma.
Quanto ao seu processo de criação, Alexandre conta: “É um conjunto de fatores e tudo vem junto; penso na forma, na construção e que material irá proporcionar mais qualidade e conforto para aquele modelo, sem esquecer obviamente da estética do sapato. Para mim, criar já é um processo tão natural que qualquer coisa pode servir de inspiração e ponto de partida”.
E já que a reportagem do “Los Angeles Times” citou Christian Louboutin, o FFW aproveitou para repercutir uma das frases famosas do sapateiro, que já afirmou em entrevistas que não se importa com o conforto e até que odeia esse conceito. Alexandre Birman opina: “Não acho que um seja excludente do outro. A aparência e conforto podem andar juntos e esse é o desafio, criar sapatos autorais com grande apelo visual e que ofereçam conforto. Minha cliente quer se sentir sexy, e não tem como ela transmitir confiança se não estiver confortável no seu salto”. Fica a dica para todos os sapateiros.
E quanto aos outros nomes ilustres citados pelo “Los Angeles Times”? Em comum há o fato de que seus negócios ainda são pequenos, com uma ou poucas lojas próprias. Certamente, não por muito tempo. Quer saber mais sobre eles?
NICHOLAS KIRKWOOD
Sapatos de Nicholas Kirkwood ©Reprodução/FFW
Quem é: alemão criado em Londres, estudou na Central Saint Martins e trabalhou com o chapeleiro Philip Treacy antes de ir para o mundo dos calçados e abrir sua própria marca em 2005.
O que faz: sapatos avant-garde, esculturais e arquitetônicos, com um visual impactante.
Quem usa: Cecilia Dean, da “Visionaire”, Daphne Guiness, Grace Jones, Sarah Jessica Parker.
BRIAN ATWOOD
Sapatos de Brian Atwood ©Reprodução/FFW
Quem é: norte-americano, estudou arte e arquitetura antes de se formar na FIT e virar modelo. Investiu em seu talento artístico e se tornou designer de acessórios da Versace antes de lançar sua própria marca em 2001.
O que faz: sapatos sofisticados, femininos e de forte apelo sexual.
Quem usa: Demi Moore, Eva Longoria, Victoria Beckham.
CHARLOTTE DELLAL
Sapatos de Charlotte Dellal ©Reprodução/FFW
Quem é: filha da ex-modelo brasileira Andrea Dellal, estudou na Cordwainers College e teve passagens pela Ungaro e Giambattista Valli antes de lançar sua grife Charlotte Olympia, sediada em Londres, em 2007.
O que faz: sapatos com formas clássicas mas com um toque de humor, como na recente coleção inspirada em Carmen Miranda.
Quem usa: Blake Lively, Katy Perry, Beyoncé.
RUPERT SANDERSON
Sapatos de Rupert Sanderson ©Reprodução/FFW
Quem é: filho de um oficial do Exército Britânico, nasceu na Malásia e teve uma vida itinerante antes de se fixar em Londres e começar a trabalhar com publicidade. Estudou na Cordwainers College e lançou sua primeira coleção de calçados em 2001.
O que faz: sapatos dentro da filosofia “menos é mais”; as formas são contidas e o foco dos modelos, todos manufaturados na Itália, são a forma e o conforto.
Quem usa: Cheryl Cole, Freida Pinto, Gwyneth Paltrow.