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    Oportunidade
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    POR Augusto Mariotti

     Alunas da primeira turma de moda do Senac Araraquara ©Divulgação

    Uma parceria entre o Senac e a Prefeitura de Araraquara através da Secretaria Municipal da Cultura está dando uma chance para um grupo de alunos de baixa renda estudar moda gratuitamente nessa cidade do interior de São Paulo.

    Trata-se da primeira turma de um curso técnico de Estilismo e Moda para uma população sem muitos recursos, que conta com 25 estudantes e é bastante heterogênea, com alunos de 18 a 45 anos, e experiências e sonhos diferentes.

    croqui alunos senac tania e vitorCroquis dos alunos Tania Regina Capel e Victor Muniz Ferreira ©Divulgação

    O que poderia ser um problema — essa diferença entre as pessoas — na verdade passa despercebido por conta da dinâmica do curso. Os assuntos abordados dão uma noção geral de como funciona o mercado de moda, independente da área de atuação. Os jovens alunos que querem ser estilistas têm também que aprender sobre planejamento de negócios, pesquisas de comportamento e mercado, estratégias de comercialização e marketing. Da mesma forma que quem quer ser empresário e abrir uma confecção tem que passar pelos processos criativos, aulas de desenho e por aí vai.

    Todos recebem a mesma instrução e passam pelas mesmas etapas, entendendo, no final, a estrutura necessária para cada função e ação, de forma a não meter os pés pelas mãos. Sabemos que é cada vez mais importante uma visão geral do negócio para que ele dê certo. Ao todo são quatro módulos ensinados por seis professores, com material também fornecido pelo Senac e pela Prefeitura.

    croqui alunos senac dani e nicholasCroquis feitos pelos alunos Dani e Nicholas Amorim Oliveira ©Divulgação

    Nós perguntamos aos alunos quais seus maiores sonhos após finalizarem o curso. Olha só as respostas:

    “Quero ser grande. Quero que as pessoas me reconheçam através das minhas palavras. Quero ser um grande editor”, Victor Muniz Ferreira, 18 anos

    “Quero poder fazer mestrado”, Caren Guerra Carvalho, 24 anos

    “Sou estilista no meu trabalho. Meu sonho é mostrar o quanto sou criativa, continuar criando porque é isto o que eu respiro e amo”, Joana D Arc Lino Vieira, 40 anos

    “Quero trabalhar com jornalismo de moda e pesquisa. Meu sonho é trabalhar numa grande revista de moda”, Jessica Alves, 20 anos

    “Adoro trabalhar com pesquisa e criação, meu sonho é trabalhar na criação de figurinos para teatro e cinema”, Tania Regina Aguilera Capel, 39 anos

    “Roupas bonitas deixam as pessoas confiantes, e do meu jeito, com meu estilo, quero fazer parte dessa beleza e dessa confiança”, Isabeli Marina Delascrea Correa da Silva, 23 anos

    “Abrir o meu atelier de lingerie”, Camila Evelin Boldi, 20 anos

    Até as bonecas ganharam uma coleção ©Divulgação

    “Ter um atelier e, se for possível, ser uma estilista famosa”, Jakeline Cristovam Levino, 22 anos

    “Fazer minhas criações saírem do papel para vestir a realidade”, Roseane Ap. Laurindo Moreno, 31 anos

    “Ser estilista no cenário alternativo, criar minha marca e ter sucesso com o meu público alvo”, Evelim Costa Barros, 22 anos

    “Meu sonho é trabalhar com moda em publicidade”, Caroline Fernanda Flores, 20 anos

    “Meu sonho é ter uma confecção infantil”, Leirislene Cristiane Alves, 39 anos

    “Continuarei trabalhando com empreendedorismo, porém voltado para a área de moda”, Monica Pereira Motta, 24 anos

    “Meu sonho é ter uma loja com confecção própria especializada em roupas femininas”, Erika Cristina Ribeiro, 33 anos

    Continuar o estudo (faculdade de moda), ser estilista e ter meu próprio atelier”, Josilene Francisca Souza, 36 anos

    “Continuar com os estudos na área de moda. Conseguir fundar minha marca e mantê-la no cenário nacional”, Nicholas Amorim Oliveira, 19 anos

    “Personalizar o atendimento aos clientes que já tenho e montar meu atelier”, Luciene Junqueira Ferreira, 48 anos

    “Sonho em continuar trabalhando com moda alternativa e ter a oportunidade de trabalhar com bandas e pessoas influentes nesse universo da moda”, Amanda Cristina Rason, 22 anos

    alunas moda senac 2As alunas Jakeline Cristivam Levino e Roseane Moreno ©Divulgação

    Confira abaixo o programa completo do curso:

    Módulo I – Criação de Moda

    Conteúdo:
    • Desenho de moda: representação gráfica de vestuário para tornar compreensível sua proposta para os demais profissionais;
    • Ilustração de moda: comunicação do conceito proposto;
    • Pesquisa de moda e de comportamento: tendências e necessidades do público-alvo, com vista à criação;
    • Assessoria de equipes de moda: informações que subsidiam o processo de criação do produto.

    Módulo II – Desenvolvimento de Criação de Moda

    Conteúdo:
    • Pesquisa de mercado e análise dos indicadores do plano de negócio da empresa;
    • Pesquisa do público-alvo: hábitos, costumes, faixa etária, nível socioeconômico e estilo de vida;
    • Definição do conceito de moda, com base em necessidades identificadas, compatibilizando com as tendências do mercado de moda;
    • Criação de peças de vestuário, com base em pesquisas de tendências e matérias-primas, na necessidade de adequação aos usos e costumes do público-alvo e na preocupação com o desenvolvimento sustentável;
    • Planejamento e organização dos processos que envolvem a produção de peças do vestuário, considerando pesquisa de mercado, tendências de moda e público-alvo, na perspectiva do sucesso do negócio e da qualidade de vida do profissional;
    • Acompanhamento do processo de produção das peças de vestuário: vocabulário técnico da moda e relacionamento com os demais profissionais envolvidos no processo de confecção da peça-piloto.

    Módulo III – Gestão de Produto de Moda

    Conteúdo:
    • Marketing e vendas: conceitos de visual merchandising que permitam fornecer informações relevantes, com vista a obter melhor comunicação com o mercado;
    • Implementação e acompanhamento da comercialização de peças do vestuário.

    Módulo IV – Gestão Empreendedora

    Conteúdo:
    • Planejamento da abertura de uma empresa, considerando os processos e os trâmites burocráticos, bem como os conhecimentos, habilidades e atitudes empreendedoras que contribuam para a viabilização de um negócio;
    • Diretrizes estratégicas do empreendimento: conceito de missão, visão e valores empresariais;
    • Oportunidades de negócio: processo criativo e inovador de geração de ideias, análise da viabilidade mercadológica, econômica e financeira e demandas de mercado;
    • Plano de negócio como ferramenta de gestão e organização: conceitos e princípios de empreendedorismo;
    • Estratégias de comercialização: análise de ambiente de negócios, conceitos e ferramentas de marketing;
    • Planejamento de arquitetura organizacional: estrutura e funções ocupacionais e administrativas, princípios da gestão de recursos humanos;
    • Processos financeiros e contábeis: ferramentas, técnicas e conceitos específicos;
    • Processo operacional de prestação de serviço: estrutura física e recursos materiais necessários e adequados à funcionalidade do ambiente.

    Este texto foi publicado na coluna de Paulo Borges na revista “Isto É Gente”

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