Há quase 20 anos, o SPFW acredita e defende a capacitação e qualificação profissional do setor da moda, dando voz aos diversos elos dessa cadeia. Por isso, o evento fechou uma parceria pioneira com o governo do Estado de São Paulo para trazer alunos de escolas técnicas (ETECs) para conhecer de perto toda a dinâmica de uma semana de moda.
Nesta temporada de Inverno 2015, três ETECs participaram da iniciativa: Carlos de Campos, José Rocha Mendes e Tiquatira. Cada uma delas selecionou 20 alunos de modelagem de vestuário para a visita, marcada para acontecer nessa quarta, quinta e sexta-feira. Durante o passeio, os participantes tiveram a oportunidade de acessar áreas restritas do SPFW, como a sala de imprensa, o backstage e os desfiles, além de todos os espaços comuns.
“Eu jamais imaginei que uma semana de moda tinha esse tamanho”, exclamou a estudante da ETEC Carlos de Campos Kaliny Tessaro. “Foi muito bom porque deu pra ver a moda não é só luxo. Tem muita correria, é preciso estudar bastante. A experiência superou todas as minhas expectativas.”
Para Leticia Fornaziero, que também frequenta a ETEC Carlos de Campos, o melhor da experiência foi ver as roupas de pertinho. “Eu sou apaixonada por desfiles e acompanho a semana de moda desde o Morumbi Fashion. Mas ver as peças no backstage e na passarela é bem diferente de olhar apenas pelas fotos e vídeos. Vir aqui hoje reforçou ainda mais meu desejo de me tornar estilista”, contou a estudante.
Além das visitas, a parceria deu origem também a uma exposição, que está em cartaz durante toda a semana na sala SPFW do evento. A mostra conta com três projetos, um de cada escola participante, que provocam a reflexão sobre a moda no contexto da sustentabilidade, criatividade e inclusão. São eles: Lorena Galetti, Tatiane Lima Mota Correia, Gabriela Matos, Gabriela Della Bianca, Amanda Sabadin e Alice Lopes. Veja as imagens das criações na galeria a seguir.