Em sua nova exposição, aberta ao público no dia 16.01, no Wapping Hydraulic Power Station, em Londres, Annie Leibovitz dedica a exibição aos retratos de mulheres importantes para a sociedade. Adele, Michelle Obama, Lupita Nyong’o e Amy Winehouse são alguns dos rostos que aparecem na Women: New Portraits. As mulheres fotografadas exercem poder de influência nas mais diversas áreas – seja na política, música ou cinema. A mostra fica até dia 7 de fevereiro em Londres e depois passa por Nova York, São Francisco, Frankfurt, Zurique, Istambul, Hong Kong, Cidade do México e Cingapura.
Leibovitz deu ínicio ao seu projeto de fotografar mulheres em 1999, sugerido pela famosa escritora, pensadora e companheira Susan Sontag. Recentemente fotografada por Leibovitz para a capa da “Vanity Fair”, Caitlyn Jenner também faz parte da exposição. A feminista e escritora Gloria Steinem, a atriz Meryl Streep, a rainha Elizabeth II são outros nomes importantes que integram a exposição. Em entrevista ao jornal “The Guardian”, a fotógrafa comenta sobre a exibição. “Não conheço ninguém que gosta de ter sua foto tirada. É normal não gostar de ser fotografado porque você tem que lidar com você mesmo e saber quem você é.”
A técnica retratista de Leibovitz é um marco na carreira da fotógrafa, que estabelece uma relação cúmplice e íntima com seus fotografados. Em 1970, começou a trabalhar na revista “Rolling Stones”, para a qual clicou a icônica capa do ex-Beatle John Lennon e sua esposa, Yoko Ono – na mesma manhã em que o músico foi assassinado. A fotógrafa é conhecida atualmente pelos editoriais de moda e retratos que são verdadeiras superproduções, para revistas como “Vanity Fair”e “Vogue”.
Veja na galeria de fotos retratos que fazem parte da exposição.