Mônica, Maurício e Magali de Sousa no backstage da Apoena ©Ag. Fotosite
O segundo dia da edição de Primavera/Verão 2013/14 do Fashion Rio teve o desfile da Apoena, que homenageou os 50 anos da Turma da Mônica. Com Maurício de Sousa e suas filhas Mônica e Magali na fila A, a marca, criada pelo Instituto Proeza, de Brasília, apresentou 44 looks, a maioria confeccionada manualmente.
Kátia Ferreira, coordenadora de estilo da Apoena, e as artesãs que integram a marca visitaram o acervo de Maurício de Sousa, onde estão guardadas centenas de ilustrações da Turma da Mônica desde sua criação, em 1963, e a partir do material lá encontrado é que a coleção foi desenvolvida. As estampas vieram, por exemplo, tanto de “retratos” dos quatro personagens principais – Mônica, Magali, Cascão e Cebolinha – quanto das onomatopeias que aparecem frequentemente nos quadrinhos.
Looks do desfile da Apoena durante a edição de Primavera/Verão 2013/14 do Fashion Rio ©Ag. Fotosite
A cartela de cores também foi retirada dos quadrinhos da Turma da Mônica e, por isso, tons como branco, preto, azul, vermelho e amarelo foram predominantes. As modelagens, por sua vez, vieram simples e bastante usáveis e foram inspiradas nas formas geométricas do círculo e do quadrado; cabe mencionar aqui, inclusive, que Walter Rodrigues auxiliou no processo de desenvolvimento da coleção. A trilha, feita por Felipe Venâncio, misturou o tema da Mônica (aquela musiquinha “sou a Mônica, sou a Mônica…”) com a cantora neozelandesa Kimbra.
Looks do desfile da Apoena durante a edição de Primavera/Verão 2013/14 do Fashion Rio ©Ag. Fotosite
Em conversa rápida com o FFW, Maurício de Sousa revelou que apenas antes do desfile viu a coleção, mas que ficou muito feliz com o resultado. Ele comentou ainda que, depois da Apoena, já pensa até em realizar projetos de moda para a Turma da Mônica: “A partir do evento, acho que estou interessado em continuar brincando com os personagens, e nem só para crianças, mas também para adultos”.