A Barbie ganha novas versões de corpos, pela primeira vez. A Mattel anunciou na quinta-feira passada (28.01) que a boneca terá três modelos: petit, curvilínea e alta. Além dessas versões, a Barbie também terá sete novos tons de pele, 22 cores de olhos e 24 cabelos diferentes – incluindo afros e madeixas azuis.
A renovação da linha redime a boneca de uma acusação antiga: sugerir um único padrão de beleza para as crianças que a compravam. Em contrapartida, a boneca, criada em 1959, incentivou a ideia da mulher independente ao receber, ao longo das décadas, mais de cem profissões diferentes, de estilista a cientista, astronauta, engenheira, sem qualquer restrição de gênero.
A revista Time deste mês publicou uma pesquisa em que revela que 92% das meninas de 3 a 12 anos tinham uma Barbie. Apesar disso, as vendas da boneca caíram 20% entre os anos de 2012 e 2014. “Estamos bem animados em literalmente mudar a cara da marca – essas novas bonecas representam a linha que reflete o mundo que as garotas vêem à sua volta – a variedade no tipo de corpo, tons de pele e estilo que permitem que as garotas achem uma boneca com quem se identifiquem”, diz Evelyn Mazzocco, vice-presidente e gerente global da Barbie.