FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Biografia de Alexander McQueen acaba de ser lançada com apoio da família
    Biografia de Alexander McQueen acaba de ser lançada com apoio da família
    POR Redação

    Acaba de sair um novo livro sobre Alexander McQueen, desta vez escrito pelo biógrafo Andrew Wilson, que já publicou livros sobre Sylvia Plath e sobre os sobreviventes do Titanic.

    “Alexander McQueen: Blood Beneath the Skin” é o primeiro livro de Wilson sobre um estilista ou alguém ligado à moda. Segundo o autor, foi a irmã de McQueen, Janet, que o procurou, pois ela sabia que Alexander queria que, um dia, alguém escrevesse sua biografia. “Muita gente acha ele uma pessoa fascinante e eu queria descobrir mais sobre o porque de pessoas comuns e não ligadas à moda acham ele tão fascinante”, disse ao WWD.

    A biografia de Wilson conta a história de McQueen desde o seu nascimento, parte de uma família tradicional no ramo de taxistas, até sua morte, aos 40 anos, em 2010, quando ainda era um dos principais estilistas do mundo, deixando uma fortuna avaliada em US$ 25 milhões.

    O livro conta fatos marcantes sobre sua infância, como quando sofreu abuso do primeiro marido de Janet, um homem violento que também batia na esposa. McQueen só foi contar à irmã sobre o ocorrido quatro anos antes de sua morte.

    Andrew Wilson teve a cooperação da família de McQueen, de amigos e ex-namorados; cerca de 100 pessoas foram entrevistadas. A única que declinou participar foi a designer Sarah Burton, que assumiu a marca após a morte do estilista. Segundo o autor relata, McQueen se sentia em uma prisão e que as quantias de dinheiro, droga e paranoia vinham em quantidades similares e aumentavam cada vez mais. “Mas suicídios nunca são simples. O livro não dá uma resposta sobre essa questão. Em sua família, há horror, assassinato que vêm lá de trás”.

    Ele também conta que, próximo ao fim de sua vida, McQueen foi se despedindo das pessoas, dizendo para alguns amigos que havia feito sua última coleção e que pensava em se matar na frente da imprensa de moda em um de seus desfiles.

    O livro tem dividido opiniões, já que mostra aspectos escuros da personalidade e da vida de Alexander McQueen, mas suas pessoas próximas ao estilista, como Daphne Guinness e Detmar Blow, viúvo de Isabela Blow, gostaram da leitura. “Eu apenas tentei entende-lo”, diz Wilson, que levou dois anos e meio para terminar o trabalho.

    A versão em inglês do livro pode ser encontrada na Amazon por cerca de US$ 16.

    livro alexander mcquuen

    Não deixe de ver
    La Chasse – Issey Miyake
    A jornada da Kapital: do Japão e culto global à LVMH
    adidas e Jão: camiseta inspirada em “meninos e meninas” esgota instantaneamente
    Sade: O estilo atemporal da cantora
    Hermès deve estrear na alta-costura
    A expedição de Schiaparelli no Brasil
    Com Bella Hadid, Miss Sixty busca reviver seus tempos de glória
    Camaleoa da moda e do cinema: O fascínio de Tilda Swinton
    Olivier Theyskens: quem é o designer que assinou o vestido de Fernanda Torres no Globo de Ouro 2025
    FFW