Christopher Bailey e suas modelos, no mais recente desfile da Burberry, de Verão 2012 ©Reprodução
Em pleno 2011, com a internet fazendo parte da vida das pessoas praticamente do momento que acordam até a hora em que se deitam (e às vezes durante o próprio sono), ainda é um desafio para as marcas de moda encontrarem maneiras de juntar as duas áreas. Porém, há algumas grifes que estão fazendo o dever de casa muito bem, como mostra um relatório do laboratório de luxo da Universidade de Nova York, o Luxury Lab, conhecido como L2.
De acordo com o laboratório, a Burberry, como não poderia deixar de ser, encabeça a lista das marcas mais competentes digitalmente, aclamada com o título de “gênia”, seguida por Kate Spade, Coach, Gucci e Dolce & Gabbana. O ranking leva em consideração o website, marketing digital, mídias sociais e presença mobile.
Para Scott Galloway, fundador do Luxury Lab, as marcas estão em uma “corrida armamentista” por inovação nas plataformas de mídias sociais. “No entanto, a maioria das abordagens digitais das marcas é de projetos menores ao invés de uma estratégia coerente multiplataformas. Embora 94% das marcas do Index possuam uma página no Facebook, uma em cada cinco ainda não tem capacidade de e-commerce”, explicou Galloway.
Campanha da Kate Spade©Reprodução
A marca Kate Spade entrou na lista com elogios a sua mistura de táticas no e-commerce e presença nas redes sociais (a marca possui twitter, facebook, tumblr e canal no youtube) e mobile cada vez mais fortes. Outras marcas que incorporam o Top 10 de “competência online” são Tory Burch, devido a sua loja online bastante impressionante, Ralph Lauren e seu aplicativo para iPad, Hugo Boss devido ao seu novíssimo canal no YouTube, Louis Vuitton também por causa de aplicativos, e Michael Kors graças ao seu recém-lançado site “Destination Kors”.
No Brasil pode-se dizer que estamos seguindo os mesmos passos, embora nenhuma marca tenha figurado no ranking. Há algumas grifes com forte presença online e excelentes e-commerces, como a carioca Farm, que mantém um blog bastante ativo, forte presença nas redes sociais e uma loja online de sucesso (como já contamos nessa matéria). É também o caso da Maria Bonita Extra, que está com um site bem completo, informativo e com o e-commerce funcionando. Tem a Neon, que mantém a campanha “We Like Neon”, bem interativa, em sua página do facebook, que visa aumentar os seguidores da marca com filmes colaborativos e divertidos, e a Huis Clos, que lançou recentemente um filme online concomitante ao lançamento de sua coleção de verão. Assim como acontece fora do Brasil, o e-commerce ainda está longe de ser uma grande força por aqui, já que as marcas estão ainda aprendendo a comunicação deixando para vender em lojas, próprias ou pontos de venda, e através de sites especializados de vendas online.
+ Veja as 10 marcas mais competentes na internet e seus perfis no facebook e twitter:
1. Burberry | @Burberry
2. Kate Spade | @katespadeny
3. Coach | @Coach
4. Gucci | @Gucci
5. Dolce & Gabbana | @dolcegabbana
5. Tory Burch | @toryburch
7. Ralph Lauren
8. Hugo Boss | @Hugoboss
9. Louis Vuitton | @Louisvuitton_HQ
10. Michael Kors | @MichaelKors