FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Cenografia
    Cenografia
    POR Redação

    Visão geral da cenografia da 35ª edição do SPFW ©Ricardo Toscani/FFW

    A edição de Primavera/Verão 2013/14 do SPFW começou nesta segunda-feira (18.03) e, durante sua coletiva de imprensa, que aconteceu no piso térreo da Bienal do Parque do Ibirapuera, Paulo Borges conversou com Fernando e Humberto Campana sobre a cenografia do evento, toda desenvolvida com materiais recicláveis, como as fibras de piaçava, provenientes do interior da Bahia, o mandacaru e recortes de papelões dourados.

    Paulo Borges comentou que fez o convite aos irmãos Campana há mais de um ano e, desde então, eles vêm se organizando e planejando o que seria feito no imenso prédio da Bienal. A sustentabilidade, aliada à simplicidade e ao retorno às raízes brasileiras, foram essenciais para conceber a ambientação do evento, assim como o desejo de produzir um contraste com a arquitetura de Oscar Niemeyer.

    Fernando e Humberto Campana, criadores da cenografia da 35ª edição do SPFW  ©Ricardo Toscani/FFW

    Todas as pilastras da Bienal foram revestidas com fibras de piaçava, o que, segundo os Campana, foi feito com o objetivo de simular coqueiros. Já as paredes e luminárias vieram cobertas por recortes de papelões dourados e a loja pop-up do evento foi construída em torno de blocos curvos de madeira, que também aparecem como assentos para o público. “Eu adoro natureza, […] a cultura da piaçava ajuda a evitar o êxodo rural e mantém [financeiramente] a comunidade”, comentou Humberto, que, apesar de atuar como designer ao lado do irmão Fernando, é formado em Direito.

    Anteriormente à conversa com os irmãos Campana, no entanto, a organização do SPFW apresentou os patrocinadores de sua 35ª edição, que tem a Wella como estreante. O Boticário, Melissa, o Grupo Iguatemi São Paulo, Colgate, SEBRAE e a Prefeitura de São Paulo continuam a apoiar o evento — os quatro primeiros, inclusive, possuem lounges próprios na Bienal.

    – Veja a entrevista que fizemos com Humberto Campana:

    Por falar em Melissa, durante esta edição, a marca lança oficialmente sua parceria com Karl Lagerfeld e a nova edição da revista “Plastic Dreams”, que vem com Cara Delevingne e o próprio Lagerfeld na capa. Já O Boticário promove sua nova plataforma digital, chamada Viva Linda. Acompanhe nossa cobertura in loco durante a semana do evento.

    + Veja mais imagens da cenografia da 35ª edição do SPFW:

    Não deixe de ver
    La Chasse – Issey Miyake
    A jornada da Kapital: do Japão e culto global à LVMH
    adidas e Jão: camiseta inspirada em “meninos e meninas” esgota instantaneamente
    Sade: O estilo atemporal da cantora
    Hermès deve estrear na alta-costura
    A expedição de Schiaparelli no Brasil
    Com Bella Hadid, Miss Sixty busca reviver seus tempos de glória
    Camaleoa da moda e do cinema: O fascínio de Tilda Swinton
    Olivier Theyskens: quem é o designer que assinou o vestido de Fernanda Torres no Globo de Ouro 2025
    FFW