O convite para o desfile especial da Chanel ©Reprodução
Parece que Tom Ford não é o único nostálgico na indústria da moda. A Chanel apresentou ontem (07/12) um desfile especial em homenagem ao savoir faire dos 7 ateliês adquiridos pela maison em 1997: Lesage, Desrues, Lemarié, Michel, Massaro, Goossens e Guillet.
Não é bem novidade que a Chanel vem organizando desfiles paralelos aqueles de prêt-à-porter e alta-costura desde 2003. Geralmente responsáveis por apresentar as coleções de resort ou pre-fall, são quase sempre inspirados por algum tema específico _nas últimas temporadas, principalmente por culturas de lugares diferentes. Em 2009, por exemplo, aconteceu o Paris-Xangai, e em 2008, foi o Paris-Moscou.
Com a brasileira Aline Weber no casting (primeira foto à esquerda), o desfile de pre-fall 2011 da Chanel foi absoluta riqueza grega ©Divulgação
Para 2010, o tema escolhido é Bizâncio, cidade da Grécia Antiga fundada em 667 a.C. e que deu origem à Istambul atual. Mas isso o FFW já havia antecipado. A novidade é que a apresentação aconteceu tipo à moda antiga, bem naqueles moldes intimistas do tão falado desfile fechado de Tom Ford.
O desfile, de uma coleção quase demi-couture, aconteceu no mítico ateliê da Rue Cambon, em Paris, onde trabalhava a própria Mademoiselle Coco Chanel, restrito apenas a alguns membros da imprensa, compradores e os mais fiéis clientes da maison.