Se ele já estava podendo há uma semana, agora pode fazer o que quiser, dentro das leis inglesas: Christopher Bailey, que se juntou à Burberry como diretor criativo em 2001, foi promovido a chief creative officer da marca, algo como “diretor geral criativo”.
O anúncio foi feito pela CEO Angela Ahrendts: “a marca Burberry está hoje mais coesa do que nunca, e deve muito à claridade, consistência e pureza de sua [de Bailey] incrível visão. Nesses últimos nove anos, Christopher inovou, protegeu e mordenizou todos os aspectos dessa companhia, dando a ela uma identidade e um ponto de vista que são completamente insuperáveis. Quem quer que você encontre, o que quer que leia, eles dirão a mesma coisa: ‘Christopher Bailey é o maior talento de sua geração e ele faz tudo com despretensiosa humildade.'”
O simpático estilista, claro, agradeceu: “estou verdadeiramente honrado por ser reconhecido dessa maneira.” Nada que ele não merecesse, especialmente após a criação do site Art of the Trench.
E uma dica: caso se encontre em uma conversa com Bailey, cuidado ao falar sobre a famosa estampa xadrez em inglês: “as pessoas continuam falando para mim que é ‘plaid’, e eu falo: ‘não, é check!'”, disse em entrevista à “The New Yorker”. Fora essa tecnicalidade, dizem que ele é muito tranquilo.
O estilista Christopher Bailey e o fundo de… “check”! ©Reprodução