FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Com foco no slow fashion, marcas que valorizam a produção artesanal estão no radar da carioca Obra Ipanema
    Foto: Fabio Seixo/Cortesia Obra Ipanema
    Com foco no slow fashion, marcas que valorizam a produção artesanal estão no radar da carioca Obra Ipanema
    POR Redação

    O Rio de Janeiro acaba de ganhar uma multimarcas adepta ao movimento slow fashion, cujo foco é promover o consumo consciente. Localizada a duas quadras do posto 10 de Ipanema, a Obra oferece uma curadoria de roupas, acessórios e joias, além de peças de design, decoração e arte.

    “A proposta é oferecer um lugar de experimentação e troca, promovendo um diálogo criativo com o público”, aponta a empresária Eileen Worcman, um dos nomes que está à frente da iniciativa. “Tudo no espaço foi pensado para valorizar as criações e permitir que o cliente tenha uma experiência única, em um ambiente que aguça os sentidos e incentiva a liberdade de exaltar sua individualidade”, continua.

    Ao lado de Eileen está uma boa turma de criadores que também toca o negócio: Ivo Minoni, quem assinou o projeto do espaço, Fellipe Caetano (dasMädchen), Aisha Jacob e Bruna Magalhães (NAAI), Bruno e Thatiana Schott (Zsolt), Nara Varela (Naruzka), Cristina Cordeiro, Ângela Brito e Mirella Farias.

    As marcas presentes no espaço contemplam a produção artesanal com materiais naturais, tais como Samantha Ortiz Studio, Paula Yne, Atelier Watson, Helena Pontes, Arrivals Gate, Iso Milman, Monica Carvalho, BarbaraH, Oficina do Cultivo e as recém-chegadas Cura, Vanilla Eyewear e Atelier Beatriz Carvalhães. As peças não são expostas separadas por marca. Ao contrário, estão todas juntas e misturadas, a fim de favorecer o conjunto e promover uma visibilidade equânime entre os criadores – mesmo entre as marcas convidadas, que trimestralmente também terão suas peças à venda por ali.

    A ideia é aproximar o universo do criador ao do consumidor. Todos os dias, dois designers – dentre os que estão à frente do negócio – se revezarão para estarem na loja oferecendo atendimento exclusivo, possibilitando aos visitantes conhecer um pouco mais do processo criativo de cada peça. Além disso, o modelo de negócio foca na gestão compartilhada, em que os designers das marcas fixas participam de todo o planejamento, processos e decisões.

    Isso porque a Obra Ipanema foi pensada para ser um local de experimentações, num processo work in progress. “Queremos dar espaço para as marcas nacionais que apresentam belos trabalhos de design autoral, do artesanal contemporâneo, e com isso nos tornarmos um espaço referência àqueles que buscam peças arrojadas e únicas”, arremata Eileen.

    Serviço

    Obra Ipanema
    Rua Visconde do Pirajá, 550, 3º andar – Ipanema, Rio de Janeiro
    Mais informações: facebook.com/obraipanema

    Não deixe de ver
    La Chasse – Issey Miyake
    A jornada da Kapital: do Japão e culto global à LVMH
    adidas e Jão: camiseta inspirada em “meninos e meninas” esgota instantaneamente
    Sade: O estilo atemporal da cantora
    Hermès deve estrear na alta-costura
    A expedição de Schiaparelli no Brasil
    Com Bella Hadid, Miss Sixty busca reviver seus tempos de glória
    Camaleoa da moda e do cinema: O fascínio de Tilda Swinton
    Olivier Theyskens: quem é o designer que assinou o vestido de Fernanda Torres no Globo de Ouro 2025
    FFW