Ronaldo Fraga
Em um momento tão difícil na história do nosso país, Ronaldo Fraga abre a 51ª edição da SPFW tendo como mote a resistência amorosa e cultural. Com o nome de Terra de Gigantes e partindo do Cariri Cearense como inspiração, Ronaldo Fraga aborda “a miscigenação característica da região, dos filhos que são frutos das mais variadas misturas: índios Kariri, escravizados, africanos malês de origem mulçumana, cristão novos e judeus fugidos da inquisição na Espanha e Portugal. Mistura que é também a base de todo povo brasileiro” afirma o estilista.
A coleção, que tem como base o linho, traz muitos bordados e poucas estampas, em referência ao multicolorido Cariri Cearense. O trabalho foi desenvolvido por Ronaldo Fraga com alunos e profissionais do Senac Ceará, tendo os Museus Orgânicos e dos Mestres da Cultura do Cariri como referência.
ALUF
Como olhar com olhos mais gentis e alertas para o mundo à nossa volta? É a pergunta que guia a nova coleção da Aluf, apresentada na SPFW.
A marca nos convida a encontrar belezas escondidas no nosso entorno em sua nova coleção “Beleza Cotidiana”, idealizada antes do lockdown, mas que cai como uma luva em momentos como esse. Ana Luísa Fernandes, fundadora da marca, conta que o desenho do sofá de sua casa se torna estampa e a madeira das mesas se tornam brincos e acessórios das peças em um movimento de buscar pequenas alegrias cotidianas. Os tecidos de sarja, algodão texturizado e linho dão forma às peças em cores cruas de brancos, beges e verdes.
ATELIÊ MÃO DE MÃE
O Ateliê Mão de Mãe abre os desfiles do Projeto Sankofa. A marca pauta a tradicionalidade do crochê e a importância cultural dessa técnica artesanal que é elevada a novos níveis nas mãos de Vinícius e Luciene Santana e Patrick Fortuna.
Com destaque para o styling e fotografia a marca surpreende renovando a ideia de como o seu crochê pode compor e interagir com looks.
MENINOS REI
A Meninos Rei, segunda marca participante do Sankofa da noite, exalta a ancestralidade afrobrasileira e se inspira em Exú para sua coleção. A marca apresenta peças marcadas pelo exagero, intensidade e sensualidade: “Essa coleção é uma ode à nossa ancestralidade africana e a Exú, que sempre esteve olhando por nós e nos conduziu pelo caminho que nos trouxe até aqui”, destaca Júnior Rocha.
A marca também co-criou uma peça com João Pimenta, sua marca madrinha dentro do Projeto Sankofa: um macacão em tecido africano, que recebeu modelagem sofisticada, com gola de blazer e os punhos de camisa, em um look super ousado, moderno e fora do convencional.
Anacê
Marca estreante nas passarelas da São Paulo Fashion Week deste ano, a Anacê, de Clara Watanabe e Cecília Gromann apresenta a coleção Ruta, que reflete sobre a dualidade entre a espiritualidade e a tecnologia. Nessa coleção, a marca evolui a alfaiataria contemporânea que logo chamou a atenção nas primeiras coleções da marca, que adquire toques esportivos e de streetwear.
Em Ruta, a marca reflete sobre os paradigmas da atualidade, refletindo sobre o papel da moda no momento atual, rituais de autocuidado e a necessidade de se reconectar. Ao mesmo tempo, a marca traz a dualidade da hiperconectividade e da explosão tecnológica que se tornou nossa vida desde o início da pandemia.
A Anacê traz um novo olhar sobre a alfaiataria tradicional, através de modelagens exageradas e confortáveis, design atemporal e a não distinção de gênero em suas peças, feitas de algodão responsável, tecidos antivirais e tecidos sintéticos.
ÀLG
Em uma quadra de basquete, a ÀLG desfila sua nova coleção (que já tem parte dos itens disponíveis para venda no site). A marca apresenta também a colaboração com Space Jam em um filme lúdico que conta com os personagens no fashion film e também nas estampas da coleção.
O streetwear moderno da marca, como era de se esperar, se mescla ainda mais com o esporte nessa coleção