A primeira parte do BRIFW, no dia 7, a partir das 18h, será dedicada ao conteúdo de moda, arte e música com transmissão pela plataforma Twitch e pelo site oficial do BRIFW onde serão exibidas coleções em formatos híbridos ou inteiramente digitais.
Dentre as dez marcas que compõem o lineup de desfiles veremos seis marcas da América Latina, parte da proposta do evento de integrar as perspectivas criativas dos países latino-americanos, com curadoria em parceria com a jornalista argentina Pia Rey (Vogue Itália e Vogue Talents).
Conheça cada uma delas abaixo.
Chain
A Chain, marca da designer Lucia Chain é sediada em Buenos Aires, e existe desde 2017. Comprometida com o meio ambiente, seus designs com base de planta são feitos à mão em seu pequeno estúdio, com tecidos crus locais e tingimentos orgânicos. Modelagens com desperdício zero, caimentos agêneros e lenta produção fazem a roupa biodegradável da marca resistir ao teste de tempo. A marca foi nomeada pela Vogue Italia e Vogue Talents como uma das marcas sustentáveis a se prestar atenção no Next Green Talents (2018).
@chain_sustainable
12-NA (Chile)
Estúdio de design pelo designer Mechi Martinez e Mariano Breccia que trabalha em reciclagem, economia circular, design, arte e projetos comunitários. A dupla argentina hoje é baseada em Valparaíso, Chile. A 12na (dúzia) que nasceu em 2004 trabalha múltiplos formatos, desde a produção de roupas e objetos até o desenvolvimento de oficinas, assim como instalações e produtos audiovisuais. Eles se propõem a criar experiências que respondam a projetos abrangentes que incluem o material com a reciclagem espiritual.
@12narecicla
Annaiss Yucra
Annaiss Yucra fundou sua marca homônima em 2018 como uma forma de criar ‘artivismo’ através da moda na América Latina. Hoje, a designer peruana é parte de uma nova geração dentro da indústria de moda peruana que encoraja criatividade em um ambiente colaborativo. Junto a isso, a designer já recebeu múltiplos prêmios mundiais por suas coleções e programas sociais no Peru. A marca é identificada como um caminho entre cor e herança com o objetivo de transmitir a identidade do país através das suas peças de vestuário.
A designer está sempre olhando para o futuro. “Toda decisão que tomamos é um símbolo de nosso comprometimento para definir o futuro da moda peruana. De novas ferramentas pioneiras e materiais alternativos ao uso de tecnologias de ponta, caminhamos em direção à circularidade e protegendo nossa cadeia de valor.”
@annaissyucra
Juan de La Paz (Bolívia)
Juan de La Paz é uma marca boliviana criada por Juan Pereira e Andrés Jordan, que propõe um universo atemporal e uma aproximação de um novo conceito de luxo. Suas coleções são feitas em materiais naturais e fios, com a colaboração de comunidades artesãs e produtores locais na Bolívia e Peru, sob valores sustentáveis.
O caráter da marca responde à uma pesquisa de vestuário histórico e estético, com o objetivo de valorizar a cultura local e práticas têxteis ancestrais.
@juandelapazofficial
Nous (Argentina)
Romina Cardillo é nascida em Buenos Aires, Argentina. Cresceu dentro uma família bem-sucedida no ramo têxtil. Ela estudou Design de Moda na Universidad Argentina de la Empresa (UADE). Em 2007, lançou seu primeiro projeto de moda masculina chamado Grupo 134, que foi a primeira marca vegana na Argentina. Com o Grupo 134, a designer tornou-se uma referência de moda sustentável.
Em 2014, Romina decidiu começar uma nova marca: a Nous Etudions, que ela define não apenas como uma marca de moda mas um posicionamento de uma nova geração. Sustentabilidade, genderless, roupa e veganismo fazem parte da mensagem chave que Cardillo entrega em cada produto. As criações da Nous Etudions são definidas por desenvolvimentos têxteis, monocromia, austeridade e silhuetas oversized. Em 2017 ela foi escolhida como New Talent por Sara Maino enquanto, ao mesmo tempo, YOOX a reconheceu como The Next Green Talent. Em 2018, ela apresentou uma nova coleção na London Fashion Week Fashion Scout: ones to watch.
Em 2019, Romina criou uma coleção cápsula para Nike e agora, em 2020, esteve presente entre os finalistas do premio LVMH.
@nousetudions
Felipe Fiallo
Felipe Fiallo é uma marca de calçado eco-futurista que mantém a visão de sustentabilidade. Fundindo materiais de cultivo, artesanato inovador, fabricação digital e tecnologia para redefinir moda e luxo. Uma marca de futurewear atemporal que contamina narrativas latino-americanas com uma estética disruptiva e um novo streetstyle, para vestir a nova geração de consumidores conscientes.
Se somam a elas os brasileiros Lucas Leão, Angela Brito, Aluf e Rider R4.