Para celebrar a Copa do Mundo no futebol feminino, a Nike selecionou quatro mulheres protagonistas no streetwear para criar uma nova coleção de lifestyle em tempo para o campeonato, que vai até 7 de julho na França. São elas: Yoon Ahn, da Ambush; Christelle Kocher, da Koché (marca que é uma das finalistas para o Prêmio Andam); Erin Magee, da MadeMe; e Marine Serre. Nós já tínhamos contado a novidade aqui, mas agora é possível ver as peças que resultaram dessa colaboração e entender o processo criativo de cada marca.
O foco dos lançamentos está na camisa de futebol, uma peça que ao mesmo tempo apoia e celebra o desempenho do time, usada tantos pelas atletas quando pelos torcedores.
As estilistas transformaram as camisas de futebol de acordo com sua estética. Yoon Ahn, por exemplo, criou uma peça inspirada pelo Happi, tradicional casaco japonês que lembra as formas de um quimono. A MadeMe comemora as equipes da seleção americana de futebol feminino do final dos anos 90 com uma camisa Nike Stadium pronta para o jogo com o brasão da federação dos EUA.
A Copa do Mundo feminina nunca teve a mesma importância que a masculina, tampouco suas atletas eram celebradas no mesmo nível. Ela acontece desde 1991 e o Brasil, apesar de ter uma das melhores jogadoras do mundo em sua seleção, nunca venceu o campeonato – o favorito é sempre os Estados Unidos, tricampeão que venceu em 1991, 1999 e 2015. Porém agora, o momento é outro e a luta das mulheres por igualdade tem contaminado positivamente o cenário, jogando luz não apenas a questões que necessitam de mudança, mas também para eventos femininos como a Copa.
Acostumada a fazer collabs com designers masculinos, essa linha da Nike celebra as estilistas e seu protagonismo na moda, celebra as atletas e as fãs. Temos percebido um investimento maior da marca em sua plataforma feminina – só nesta edição, a Nike criou o uniforme para 14 das 24 nações que estarão no torneio. E não vemos isso só futebol, mas em outras modalidades também, como tênis (Serena Williams super Nike Queen) e atletismo.
Abaixo, cada uma das designers descreve a intenção por trás de suas criações:
Yoon Ahn (AMBUSH)
“A minha versão Nike x AMBUSH® é uma camisa de futebol híbrida unisex inspirada no Happi, um tradicional casaco japonês de manga comprida. Eu o escolhi porque, apesar de estarmos celebrando o campeonato e mulheres incríveis, acredito que é importante para os fãs que todos tenham uma peça universal para comemorar juntos”.
Christelle Kocher (Koché)
‘A ideia era dar a sensação de movimento e energia positiva. Criei este vestido reconstruindo a camisa de futebol ao redor do corpo feminino. O resultado é uma peça que pode ser usada por uma garota que toca, dança ou se mexe na cidade.”
Erin Magee (MadeMe)
“Eu queria que essa camisa fosse esporte primeiro e moda em segundo. É para celebrar a incrível história vitoriosa do USWNT (Seleção America de Futebol feminino), chamando atenção para a mulher homônima da icônica empresa de roupas esportivas: a Nike, a Deusa da Vitória.”
Marine Serre
“O foco dos meus projetos é sempre o hibridismo e a adaptação à vida cotidiana. É importante criar uma linha com o propósito de fazer a mulher se sentir bem sem comprometer o estilo”.