Estilista Michael Schmidt com a réplica da pulseira usada por Madonna no Grammy 2014 ©FFW
O que o primeiro vestido inteiramente feito em uma impressora 3D, o figurino de bolhas de Lady Gaga para a “Rolling Stone” e os vestidos de malha de metal de Cher e Tina Turner têm em comum? Todos eles são criações do estilista americano Michael Schmidt. Ele é muito conhecido por seus figurinos para turnês de artistas, incluindo Madonna, para quem já trabalhou em quatro temporadas. Em 2012, ele criou 300 peças para a The MDNA Tour.
Michael Schmidt começou trabalhando com elos de metal nos anos 1980. Seu trabalho chamou a atenção de Cher, que passou a vestir suas criações. A partir daí, ele teve contato com outros artistas, como Tina Turner, que passaram a encomendar peças para suas aparições. Ao longo de toda a carreira, seu trabalho se destacou pelo uso inovador de materiais para criar imagens fortes e sensuais.
Em sua primeira vinda ao Brasil para a apresentação da coleção Primavera/Verão 2015 da Swarovski, Michael conversou com o FFW e contou que é um grande fã do trabalho do estilista Bob Macky — ele é o autor da peça vestida por Cher quando ela ganhou o Oscar de Melhor Atriz em 1988. Questionado sobre os seus figurinos inesquecíveis, Michael explicou que tem uma grande dificuldade em responder esse tipo de questão pois não costuma olhar para o passado. “Estou sempre olhando para a frente. Minha preocupação é com o que está por vir.” Mas ele fez um esforço e conseguiu elencar suas peças favoritas que, segundo o próprio estilista, “sempre têm pouco de sensualidade e um pouco de brilho”. Confira os seis figurinos escolhidos por Michael Schmidt.
Dita Von Teese
Dita Von Teese com o primeiro vestido inteiramente feito em uma impressora 3D ©Albert Sanchez/Reprodução Michael Schmidt Studios
Michael contou que o vestido da foto foi um grande desafio e uma grande responsabilidade. Ele foi convidado a criar uma peça para um evento, mas decidiu que queria aproveitar a oportunidade para criar algo inesquecível. Ele desenhou o vestido a partir da fórmula matemática de Fibonacci, que representa as formas orgânicas. Depois, trabalhou com o arquiteto Francis Bitonti e a empresa Shapeways para a impressão do vestido, um trabalho que levou ao todo quatro meses.
Rihanna
Rihanna na capa da “Rolling Stone” em 2011 com o shorts de malha de metal ©Reprodução
Detalhes do shorts de malha de metal ©Reprodução Michael Schmidt Studios
A cantora Rihanna pediu a Michael que criasse um shorts jeans para uma foto para a “Rolling Stone”. O estilista resolveu então escanear a peça e imprimir o “desenho” do shorts (como costuras e bolsos) na malha de metal. Só então a peça foi montada.
Cher
Cher com vestido de malha de metal, uma das primeiras criações de destaque de Michael Schmidt ©Herb Ritts/Reprodução Michael Schmidt Studios
O vestido de malha de metal da cantora Cher certamente foi o que abriu caminho para Michael. Criado nos anos 1980, era uma inovação para a época e acabou sendo adotado por outros artistas.
Lady Gaga
Lady Gaga com figurino improvisado por Michael Schmidt na capa da “Rolling Stone” de junho de 2009 ©David LaChappelle/Reprodução Michael Schmidt Studios
Michael contou que, quando chegou ao local onde seria feita a foto, o fotógrafo David LaChappelle tinha preparado todo um cenário com bolhas e lhe pediu — de improviso — algo que combinasse com a atmosfera. Muito calmamente ele pediu que esperasse apenas alguns instantes que ele ia fazer algo — na verdade, sem ter a mínima ideia do que fazer. Ele então pegou algumas das “bolhas” do cenário, costurou uma na outra e elas foram presas com fita dupla face ao corpo de Lady Gaga.
Madonna
Armadura criada para a turnê de 2012 de Madonna ©Reprodução
Para o The MDNA Tour , de 2012, Michael Schmidt criou 300 peças, mas a sua favorita é a armadura da foto. A cantora queria algo que parecesse uma armadura, e ele fez, mesmo temendo que ela fosse achar pesado — o que Madonna acabou dizendo que não se importava, já que tinha gostado muito do figurino.
Tina Turner
Tina Turner e seu vestido criado por Michael Schmidt ©Herb Ritts/Reprodução Michael Schmidt Studios
Michael contou que um dos dias mais divertidos de sua vida foi quando ficou em quarto de hotel com Tina Turner para que ela experimentasse alguns vestidos seus. “Ela vestia e testava se dava para dançar. Fazia aqueles movimentos de Tina Turner. Foi incrível.”