O penúltimo dia do Fashion Rio começou falando de futuro. Para encerrar o ciclo de palestras do Rio-à-Porter, as equipes WGSN Brasil e ABIT apontaram para compradores e lojistas os rumos que a moda deve seguir no verão 2011, a próxima temporada de moda..
Como já havíamos previsto aqui no FFW, os especialistas apontam justamente para a retomada de valores naturais como uma das principais tendências do verão 2011. “A natureza vai estar mais presente do que nunca”, começou a responsável pelo tema na ABIT, Ellen Massuci.
Os aspectos são vários, começando pela utilização de materiais de aspecto rústico ou vindos de tecidos de origem natural. As formas também ficam mais orgânicas, dando preferências a volumes desestruturados ou assimétricos sempre mais arredondados, buscando referências nas formas da natureza, permitindo até mesmo algumas imperfeições desejáveis. Drapeados, ondulados, saias longas, e formas confortáveis estão entre as principais apostas.
Segundo Massuci, a água também vai aos poucos ganhar relevância em cima do verde das florestas. Para ela, todo o discurso de sustentabilidade deve se voltar para a essência básica da vida na Terra para o verão 2011. “Por isso, o azul terá mais força que o verde”, conta. As estampas que buscam retratar a água ou paisagens aquáticas também serão favorecidas ao lado de cores clarinhas, em tons pastel desgastados, envelhecidos, que irão se contrapor aos tons queimados ou mais escuros, de pegada mais urbana.
Estampas florais, das mais abstratas ao clássico liberty (aquelas de flores bem pequenas) também terão força, ao lado de camuflados diferenciados, principalmente em tons de azul. Os tons queimados aparecem aqui também em motivos étnicos vindos principalmente da África.
Ao que tudo indica, o ser humano e suas relações interpessoais e com o meio ambiente vai ser o tema mais recorrente no futuro próximo da indústria de moda.