O fotógrafo e diretor criativo Hedi Slimane ©reprodução
Após causar polêmica ao mexer na logomarca da YSL, Hedi Slimane resolveu se pronunciar. O novo diretor criativo da marca mudou o nome da linha prêt-à-porter para Saint Laurent Paris, inspirado em como a grife se chamava quando Yves Saint Laurent a criou, em 1966: Saint Laurent Rive Gauche.
Desde que o novo logo foi divulgado, há cerca de um mês, na página do Facebook da marca (e por todos os sites de moda mundo afora), a YSL tem recebido comentários e mensagens contra a mudança, com palavras como frustrante e entediante, entre outras.
A nova logomarca da Yves Saint Laurent ©Reprodução
“É interessante notar quantas reações esse retro brandind causou”, disse Slimane a “Vanity Fair”. “Claramente, esse período da história da Maison não é muito conhecido. Voltei a 1966, pouco antes dos eventos de 1968 na França (quando 11 milhões de trabalhadores revoltaram-se contra a política conservadora do então presidente Charles de Gaulle, resultando na maior greve geral da história). Havia um despertar da juventude que estava no ar e YSL queria se dissociar da clientela de alta-costura e abraçar essa nova geração”, justifica.
A mudança é, de certa forma, mais uma homenagem à história da marca e seu criador do que uma necessidade de se impor como novo diretor criativo de uma das marcas de luxo mais tradicionais e famosas do mundo. Slimane tem um olhar natural para o novo e sabe que certas mudanças podem trazer uma boa dose de ar fresco, coisa que a moda jamais pode recusar.
+ As mudanças da YSL: o que significam e quais suas implicações?