Julien Dossena, designer da Atto, e uma de suas criações ©Reprodução
Há mais de um ano, iniciou-se uma discussão que questionava por que Paris não produz novos talentos na moda. Recentemente, surgiu a Atto, que pertence a Julien Dossena, ex-Balenciaga ainda da época de Nicholas Ghesquière. Ainda estão com ele os designers Lion Blau e Florent Buonomano. Tão pouco nasceu, essa nova grife de prêt-à-porter já caiu nas graças de Cathy Horyn, editora de moda do “New York Times”, e do site Style.com.
Inspirada em Pierre Cardin e André Courrèges, ícones da moda futurista dos anos 1960, misturado a um japonismo sutil, a Atto combina tecidos estruturados, como neoprene e denim, com vestidos “avental” em crepe de seda e saias em tecido de gabardine. Tudo com um design minimalista que, segundo a própria Horyn, “desperta um desejo de reduzir tudo às formas mais simples”. Apesar do envolvimento com as passarelas (o trio se conheceu no estúdio da Balenciaga e Dossena apresenta na próxima temporada a sua primeira coleção como diretor criativo da Paco Rabanne, substituindo Lydia Maurer), os designers admitem que a marca é menos focada em uma afirmação fashion e mais na usabilidade das peças.
De acordo com o “The New York Times” a Atto será vendida inicialmente em Nova York, na loja Kirna Zabete e na Dover Street Market, que ainda vai abrir. Veja na galeria abaixo o look book da coleção de estreia da Atto: