FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Desfiles icônicos de Galliano, McQueen, Margiela e outros são reunidos no novo livro Runway
    Desfile do Verão 99 de Alexander McQueen, um dos mais icônicos da história ©Reprodução
    Desfiles icônicos de Galliano, McQueen, Margiela e outros são reunidos no novo livro Runway
    POR Redação

    Por Guilherme Meneghetti

    O desfile de moda como conhecemos hoje surgiu em meados do século 19, graças ao costureiro inglês Charles Worth, o primeiro a realizar apresentações com modelos de “carne e osso” vestindo suas roupas. Até hoje, esse é o formato de comunicação mais eficaz para um estilista apresentar suas propostas à temporada seguinte, afinal, embora seja precedido por toda uma pesquisa, produção e organização que leva meses – ou até anos –, geralmente um desfile demora 15 minutos para acontecer, alguns deles com apresentações estonteantes que complementam toda a filosofia da coleção.

    Esse é o mote do livro Runway: The Spectacle of Fashion (Rizzoli), que traz uma compilação com os desfiles mais inovadores, criativos e artísticos dos últimos 20 anos – período no qual os desfiles de moda tornaram-se parte do imaginário coletivo; uns com produções megalomaníacas, outros com performances irreverentes e inesquecíveis.

    Alix Browne, autora do livro e diretora de conteúdo da revista W, vivenciou tudo de perto, principalmente na década de 1990, era de ouro da espetacular teatralidade da moda, sobretudo a de Galliano e McQueen. Ela pesquisou imagens e polaroides – algumas perdidas, outras nunca publicadas antes – e as organizou com os testemunhos das pessoas que presenciaram esses momentos preciosos.

    “O desfile de moda é a realização final da visão de um estilista”, escreveu Browne. “É um ato coerente de criatividade que separa aqueles que têm algo interessante para transmitir – sobre mulheres, sobre homens, sobre o mundo – daqueles que fazem boas peças para as pessoas vestirem. É um momento de verdade”.

    Com foco nos estilistas que são transgressores de seu tempo, cuja moda e a forma com que a apresentam são igualmente significantes, o livro traça uma linha que vai desde os espetáculos de arte mostrados nas primeiras coleções de Alexander McQueen, em meados da década de 1990, passando pelo conceito de alta arte abordado por Hussein Chalayan, no final desta década, chegando à coleção de alta costura da Chanel, de 2012. Entre outros, o livro também cita os desfiles de John Galliano, Martin Margiela, Viktor & Rolf, Marc Jacobs, Raf Simons e Thom Browne.

    Livro obrigatório para os aficionados em moda e cultura, Runway: The Spectacle of Fashion está disponível na Amazon e no e-commerce da Rizzoli – ambos entregam no Brasil.

    Não deixe de ver
    La Chasse – Issey Miyake
    A jornada da Kapital: do Japão e culto global à LVMH
    adidas e Jão: camiseta inspirada em “meninos e meninas” esgota instantaneamente
    Sade: O estilo atemporal da cantora
    Hermès deve estrear na alta-costura
    A expedição de Schiaparelli no Brasil
    Com Bella Hadid, Miss Sixty busca reviver seus tempos de glória
    Camaleoa da moda e do cinema: O fascínio de Tilda Swinton
    Olivier Theyskens: quem é o designer que assinou o vestido de Fernanda Torres no Globo de Ouro 2025
    FFW