com colaboração de Juliana Lopes, direto de Milão
A despedida da D&G na semana de moda de Milão ©Juliana Lopes
A Dolce & Gabbana anunciou oficialmente nesta quinta-feira (22.09) que a sua segunda marca D&G encerrará suas atividades. A coleção de Verão 2012 da grife foi apresentada hoje e é a despedida da marca jovem de Domenico Dolce e Stefano Gabbana. No comunicado oficial, os estilistas alegaram que a D&G não deixará de existir, mas sim, passará a ser uma linha dentro da marca-mãe. Segundo a dupla, a decisão dá ainda mais força e energia para as coleções que criam.
A editora de moda do “New York Times”, Suzy Menkes, publicou um artigo no jornal, no qual reproduziu a fala da dupla. “É uma nova era”, disseram os dois. “Talvez as pessoas pensem que a vida é sobre o tapete vermelho, mas nós pensamos que é hora da moda de todo dia, não para os VIPs”, afirmou Dolce. Gabbana completou dizendo que “a moda é espelho dos tempos e que a vida está diferente agora”. Em seu artigo, Suzy Menkes destacou ainda que a D&G foi a primeira marca a explorar a comunicação pela internet e colocar blogueiros para sentarem na primeira fila.
Último desfile da D&G em Milão ©Imaxtree
Atualmente, a D&G é responsável por um terço das vendas anuais da empresa, que em 2010 totalizaram 1,3 bilhão de euros, de acordo com a matéria de Suzy Menkes. A expectativa da companhia é manter os níveis de venda, mas concentrar esforços na capacidade geral da Dolce & Gabbana, incluindo suas linhas paralelas como de beleza, acessórios e, agora, a D&G.
A assessoria de imprensa da loja D&G aqui do Brasil (que fica no Shopping Iguatemi de São Paulo) informou que ainda não tem um posicionamento em relação ao que vai ocorrer com a loja e que, por enquanto, estão trabalhando apenas com as informações que foram divulgadas pela companhia à imprensa internacional.
De Milão, Juliana Lopes, correspondente do FFW, reporta que a despedida, que já era prevista por rumores do mundo da moda, teve “um ar positivo — ao menos oficialmente”. Ela escreve: “Os designers deixaram um comunicado com bastante otimismo, sem entrar muito em detalhes sobre o motivo, e sobre os projetos futuros que podem vir. A D&G, nos últimos anos, era, como Dolce e Gabbana diziam, um espaço para pesquisa, um espaço com maior liberdade de criação e experimento, diferentemente da primeira marca homônima, que teria um maior compromisso de coerência criativa pela responsabilidade comercial e de identidade que carrega”.
Leia o comunicado:
Estamos passando por um momento muito feliz de nossas vidas.
A partir da próximas temporadas, D & G se tornará parte da Dolce & Gabbana,
dando ainda mais força e energia para nossas coleções.
Para nós, é como voltar para quando começamos nossa aventura: cheio de ideias.
Temos um monte de novos projetos para começar da mesma forma como muitos anos atrás
quando D & G nasceu.
Esta é a nossa nova realidade.
E estamos extremamente felizes com isso …
Domenico e Stefano
Milão, 22 de setembro 2011