Chegou a hora de resgatar as peças de veludo molhado que estavam esquecidas no fundo do armário. Com a influência da moda dos anos 90 ganhando cada vez mais força, o tecido que marcou boa parte daquela década é aposta garantida de estilistas do Rio de Janeiro a Paris.
Em alguns casos, o veludo toma conta do visual, como nos vestidos do inverno 2010 de Giorgio Armani, ou então num interessante jogo de pesos e opacidades, como mostrou Martin Margiela. O tecido pode também dividir a cena com fazendas de diferentes fluidezes, como mostrou Alexander Wang.
Até a stylist queridinha das celebridades de Hollywood, Rachel Zoe, escolheu um modelo de veludo molhado amarelo gema de ovo (foto ao lado), com volume no quadril, para ir ao Costume Institute Gala na semana passada.
O importante, se você quiser embarcar na tendência, é apostar em combinações inusitadas: como fez Isabela Capeto ao combinar um casaco de veludo preto com um vestido super estampado. Quem prefere um look total aveludado, vale investir nas peças com cortes e proporções mais contemporâneas, como os vestidos curtos de mangas longas, com drapeados no busto da Cris Barros ou os ricos vestidos de Alexander Herchcovitch.