Por Mariáh Cidral
Nem precisamos falar que os acessórios tem ganhado cada vez mais importância na composição de novas possibilidades, renovando velhos looks e até mesmo tomando o protagonismo das roupas. No dossiê que você verá logo abaixo, os acessórios não apenas completam os looks desfilados na última temporada de moda mas roubam a cena e servem até como proteção. De brincos longos a máscaras incrustadas de cristais, designers apostaram fortemente nos acessórios para enfrentar a dura realidade que estamos vivendo em 2020.
Máscaras
Ainda um item contraditório e que muitos designers relutam para incorporá-la, a máscara apareceu em mais desfiles nesta temporada. Um acessório de proteção diária, nas coleções ela aparece para lembrar nos de usá-la e com uma certa licença poética já que foi interpretada de diferentes formas: bordada, transparente, com pedrarias, com mensagens, tecidos cintilantes e combinando com os looks desfilados.
maria cornejo, anna sui, xuli bet, marine serre, cristian siriano. fotos: cortesia
Oversized Bags
Elas voltaram e estão mais práticas do que nunca. Você leva de tudo dentro de uma bolsa oversized: desde o seu notebook ao álcool em gel e máscaras extras. O tamanho é perfeito para quem está sempre em movimento e mesmo não sendo uma tendência nova, ela contrasta com o que temos visto nos últimos tempos – uma bolsa que cabe apenas o celular e o cartão. Com um toque artesanal, em couro e com diferentes alturas de alça, elas voltaram acompanhando esse novo momento.
jil sander, valentino, burberry, molly goddard, thom browne. fotos: cortesia
Bolsa Artesanal
Uma tendência de material, a bolsa artesanal aparece na palha, tricô, crochet, algodão reciclado, macramé, rede e até no couro. O importante nesse caso é a qualidade do trabalho e a textura utilizada para criar uma áurea local, do feito à mão.
fendi, dior, valentino, the row, nanushka. fotos: cortesia
Vídeo Bijoux
A ideia é simples: você trabalha de casa e faz reuniões apenas por videochamada, certo? Pois, pensando nisso diversos designers apostaram na criação de joias e bijoux “extra-extravagantes” para completar o seu outfit do dia. Com o foco em brincos e colares – apenas o que aparece na tela do computador – brincos longos que se estendem até os ombros, de ouro, prata, com pérolas, peças texturizadas, grandes e brilhantes. Tem bijoux para todos os gostos e com apelo bem visual.
acne studios, schiaparelli, balenciaga, simone rocha, vivienne westwood. fotos: cortesia
Sobreposição de Colares
Ainda na mesma ideia das bijoux e joias para videochamadas, os colares chama a atenção pelas sobreposições. De estilos ou materiais diferentes, com mais de duas voltas e de alturas variadas também, o colar complementa a produção na parte de cima e ainda traz versatilidade a roupa.
chanel, versace, chloé, chanel, dior. fotos: cortesia
Cores Fluorescentes
Uma paleta de cores fluorescentes não é fácil de ser usada por todos, mas se você deseja ousar nas cores, pode começar por um acessório colorido, melhor ainda se for uma cor fluorescente. Combinado a peças de tons mais neutros, sapatos e bolsas coloridas foram a aposta dos designers para acentuar o look sem exagerar.
tods, akris, versace, prada, balmain. fotos: cortesia
Slippers e Chinelos
Como um reflexo da nossa busca pelo conforto, os slippers e chinelos dominaram os desfiles e aparecem tanto em produções mais formais quanto casuais. De salto baixo e de materiais variados, tem até modelos acolchoados e com pêlos para esquentar nossos pés e para nos deixar à vontade em casa.
molly goddard, victoria/tomas, acne studios, givenchy, balenciaga. fotos: cortesia
Sapato Bico Fino
Marcando o fim de uma era (?) do bico quadrado e redondo, os sapatos de bico fino dominaram as passarelas internacionais e trouxeram novamente um mood retrô-chique. De salto alto ou baixo, coloridos, transparentes, com tachas e spikes, o bico fino é o sapato da vez caso você for sair de casa.