©Sølve Sundsbø/Reprodução
Nesta quarta-feira (13.11), a Alexander McQueen divulgou imagens de parte dos 30 lenços da coleção idealizada pelo artista plástico Damien Hirst, parceria que havíamos adiantado em agosto. A colaboração celebra os 10 anos das echarpes com estampas de caveira que se tornaram símbolo da marca britânica, atualmente dirigida por Sarah Burton.
Seis dos lenços idealizados por Damien Hirst para a Alexander McQueen ©Reprodução
De acordo com o comunicado veiculado no site oficial da Alexander McQueen, os lenços da coleção, inclusive as caveiras neles impressas, vêm com estampas adaptadas da caleidoscópica obra “Entomology”, de Hirst. Os modelos, confeccionados em chiffon, pongé, sarja e cashmere, chegam às lojas da marca e ao seu e-commerce no dia 15 de novembro e, segundo o “WWD”, custarão a partir de £ 315 (R$ 1.169).
A campanha da coleção, que inclui um curta-metragem de pouco mais de um minuto, foi produzida pelo fotógrafo norueguês Sølve Sundsbø. A Alexander McQueen revelou que Hirst foi escolhido em virtude de sua visão estética, em que o “design simétrico é combinado a fortes referências ao mundo natural”.
– Curta-metragem produzido por Sølve Sundsbø para a coleção de Damien Hirst para a Alexander McQueen:
Os lenços com estampas de caveiras apareceram pela primeira vez na coleção de Primavera/Verão 2003 da Alexander McQueen, ainda comandada por seu saudoso fundador, Lee Alexander McQueen. Desde então, viraram objeto de desejo, inclusive por serem constantemente usados por celebridades, como Keith Richard, Yoko Ono e Mary-Kate Olsen.