Primeira imagem da campanha Verão 2014 da Givenchy ©Divulgação
A cantora Erykah Badu é rosto da campanha de Verão 2014 da Givenchy, fotografada pela dupla Mert Alas & Marcus Piggott. “Erykah é um ícone”, disse Riccardo Tisci, diretor criativo da grife, ao Style.com. “O que eu quis fazer é espalhar o amor. Já há três temporadas tenho usado pessoas que expressam algo – que são grandes artistas, ou lindas mulheres, ou mulheres estilosas, ou modelos nas quais eu realmente acredito. É como um álbum de família.”
A campanha divulga o Verão 2014 da Givenchy – uma mistura de influências da África e do Japão — e tem gerado grande repercussão na rede pelo casting feminino composto exclusivamente por mulheres negras e orientais: além de Erykah, foram fotografadas as modelos Maria Borges, Riley e Asia Chow (em imagens ainda não divulgadas).
Riccardo Tisci e Erykah Badu em foto publicada no Instagram do designer ©Reprodução
“Falou-se muito sobre isso nesta temporada de moda”, disse Tisci, referindo-se à discussão sobre a ausência de diversidade étnica nas passarelas. “Fui uma das pessoas que não foram afetadas por isso. Eu descobri a Joan Smalls, descobri a Maria [Borges]. Descobri muitas garotas negras, e sempre as apoiei. Cresci em uma família e em uma cultura, uma educação, em que somos todos iguais”, ele afirmou ao Style.com.
De fato, Riccardo Tisci tem um longo histórico de celebração da diversidade; além dos casos já citados acima, o diretor criativo promoveu recentemente nome como Grace Mahary, Dalianah Arekion e Daniela Braga; fez notícia em 2010 ao escolher o albino Stephen Thompson como rosto da grife; e, claro, lançou Lea T, sua amiga e assistente de longa data, na carreira de modelo que segue frutífera – Lea é a atual número 28 no ranking do FFW Models.
“Por que não temos tantas garotas negras ou latinas nos desfiles? Quando você tem o presidente dos Estados Unidos, que é negro! Quando vejo isso acontecendo, acho muito triste. As pessoas podem ser tão avant-garde, tão evoluídas, mas na verdade não são, porque ainda fazem diferenças entre a cor da pele”, Tisci desabafa.