Valerie Steele ©Melissa Hom/Reprodução
Valerie Steele, diretora do Museu do Fashion Institute of Technology (FIT), em Nova York, já está planejando uma das exposições que serão inauguradas em 2013. Intitulada “Queer Style: From the Closet to the Catwalk” (Estilo gay: do armário para as passarelas, em tradução livre para o português), a mostra pretende focar na obra de designers assumidamente homossexuais e como eles influenciaram a moda.
“Acho que é uma das exposições mais importantes e fascinantes com as quais já trabalhei porque faz você olhar para toda a história da moda contemporânea a partir de um novo ângulo. […] Todos sabem que há muitos gays na moda, e tem havido muitos designers gays: [Christian] Dior, [Yves] Saint Laurent, Gianni [Versace], etc. Mas ninguém jamais pensou conscientemente em colocar a homossexualidade de volta à história da moda e questionar: “Por que há tantos gays na moda?”, “Existe uma estética gay?” e “Quais são as influências de ter tantos gays na moda?””, justificou Steele ao “Fashionologie”.
Christian Dior, Yves Saint Laurent e Gianni Versace ©Reprodução
A previsão, conforme já mencionado, é que a mostra seja inaugurada no próximo ano. O museu, no entanto, já apresentou três grandes exposições em 2012: “Daphne Guinness”, em que foi exibida uma coleção de cerca de 100 peças da herdeira britânica; “Impact: 50 Years of CFDA”, uma espécie de retrospectiva da premiação e de seus vencedores ao longo das últimas cinco décadas; e “Vivienne Westwood, 1980-89”, que proporcionou ao espectador conhecer toda a produção da estilista inglesa durante os anos 1980.