Ex-gerente de marketing da Farm e co-criador, com a turma do Templo, da plataforma de criação de moda sustentável Malha, no Rio de Janeiro, André Carvalhal acaba de lançar o livro Moda com Propósito (Paralela, 320 páginas, R$49,90), no qual questiona a produção maçante da indústria da moda, com lançamentos ininterruptos e o consumo desenfreado e inconsciente, e mostra, aos que pretendem inovar e empreender, a necessidade de entender os conceitos de sustentabilidade, comércio justo e consciência social e cultural, indo muito além do quesito venda e marketing. Já para os consumidores, André fala da urgência para aprender a viver com menos e não necessariamente sempre buscar produtos mais baratos, mas refletir no impacto social de cada ação – em geral, manter a máxima “fazer com propósito”, menos consumo e mais reflexão.
Localizada num galpão com mais de 2000 m² em São Cristóvão, no Rio, a Malha é um dos cases desse novo comportamento e criação de moda para se olhar de perto: lançada em junho, reúne um espaço de coworking para jornalistas, empreendedores, criadores, produtores e consumidores. Lá, todos fazem, discutem e compram moda, o que aproxima o ciclo da produção e do consumo, culminando numa nova consciência sustentável e colaborativa na moda.