IANIRE SORALUZE
Listras, espinhas de peixe e xadrezes são os pontos altos da nova coleção de Ianire Soraluze ©Reprodução
“Uma flor solitária em meio a uma paisagem de neve”. Foi com essa imagem romântica que Ianire Soraluze deu o ponto de partida à criação da coleção do inverno 2010, que vai ser exibida na 26ª edição da Casa de Criadores, no dia 26 de novembro. “Os looks vão trazer a delicadeza de uma flor”, explica a estilista. As estampas têm lugar de destaque na linha, cuja principal aposta é oferecer peças aconchegantes. “Estou usando tecidos estampados com listras, espinha de peixe e xadrez”, conta.
A designer pretende dar um toque natural às peças femininas e, para isso, buscou trabalhar com tecidos que conferem este aspecto. “Vou usar o brim chamado Bari, que compõe a Linha NAT da Vicunha”, diz Ianire. Esse brim é composto por fibras naturais do algodão e surge na tonalidade cru por dispensar processos de tingimento.
De acordo com a criadora, uma das vedetes da coleção é a saia formada por retalhos de tecido. “Índigo e brim são uma direção natural para mim”.
GUSTAVO SILVESTRE
Depois de quatro temporadas sem usar jeans em suas coleções, Gustavo Silvestre redescobre o material em seu desfile de inverno 2010 ©Reprodução
A versatilidade do jeans será comprovada na coleção inverno 2010 de Gustavo Silvestre, que desfila no dia 27/11. Depois de quatro temporadas sem trabalhar com o material, o estilista coloca o denim na sua passarela novamente e com um diferencial: o jeans possui uma estampa desenvolvida exclusivamente para o estilista. “A Vicunha desenvolveu uma estampa só para mim em jeans que lembra respingos de tinta”, conta o criador. “Esse jeans manchado ainda passou por processos de lavagens para ficar mais claro”, completa.
Partindo de um mix de referências do color jeanswear e de estampas, o designer usa o índigo para complementar os trajes para a noite. “A primeira parte do desfile trará jeans para noite com muito bordado e combinado a peças transparentes”, antecipa.
ARNALDO VENTURA
Arnaldo Ventura vai apresentar uma coleção de formas futuristas, amplas e acinturadas ©Reprodução
Arnaldo inspirou-se na melancólica história do pássaro Assum Preto para compor a coleção inverno 2010, que apresenta no dia 26/11. É costume no sertão nordestino cegarem essa ave, pois acredita-se que o canto fica ainda mais bonito após o trauma. “Essa história de sofrimento e de dor será usada para dar o tema da apresentação na passarela”, conta o estilista. A paleta contempla tons sóbrios de preto e chumbo, mas recebe pinceladas do amarelo vibrante.
A alfaiataria é o ponto-chave da criação do designer, que aposta no brim como ponto de partida: “O tecido permite formas futuristas, amplas e acinturadas”.
MARCELU FERRAZ
Marcelu Ferraz tem o poncho como peça-chave do seu inverno 2010 ©Reprodução
Se depender de Marcelu Ferraz, o poncho será look obrigatório para estar na moda no inverno 2010. Essa é a peça-chave da coleção, que desfila no dia 26/11.
O maxi casaco foi inspirado no figurino do filme “O Nome da Rosa” e ganhou modelagem ampla e confortável ao ser confeccionado com brins e índigo.
Para colocar as ideias em prática, o designer usou como matérias-primas os brins Vicunha, a exemplo do Bari Plus, Charleston Plus, Cruise, Foster, Lohan, Matisse e Mondrian; o jeans Rex também deu forma a algumas de suas criações.
TONY JR
Tony Jr. decidiu que o inverno 2010 seria a temporada apropriada para dedicar-se com afinco à alfaiataria no seu desfile que acontece dia 26/11.
O resultado do trabalho pode ser visto nos clássicos revisitados em releituras de smokings para os homens e blazers para as mulheres. “Minha inspiração são as dançarinas burlescas das décadas de 40 e 50”, conta o designer. Segundo ele, a linha feminina tem uma boa pitada de sensualidade. Já as peças masculinas são marcadas pela sofisticação e também pelo estilo casual. “As roupas masculinas representam os homens admiradores dessas burlescas, por isso, possuem elegância, mas também casualidade inspirada em trajes de marinheiros e mecânicos”, fala.
Na visão dele, mais do que nunca o hi-lo estará em alta na estação. “Misturar peças despojadas com artigos de festa traduzem bem esse universo hi-lo”.
+ leia mais sobre a edição de inverno 2010 da Casa de Criadores
Confira a programação completa:
22/11 (domingo)
Fashion Mob – Largo do Arouche (concentração) – das 13h às 14h
Desfile Gêmeas – Parque da Luz (pendente confirmação) – 17h
Festival de Música Casa de Criadores – Parque da Luz – 18h
23/11 (segunda-feira)
Desfile Walério Araújo – Museu da Língua Portuguesa – 21h
25/11 (terça-feira)
Lição da Casa – Palestra Macro Tendências de Consumo – Pinacoteca – 14h30
Lição da Casa – Debate “Crítica da Crítica – Pinacoteca – 16h
Desfiles – Shopping Frei Caneca – 21h
João Pimenta | Milena Hamani | Ronaldo Sivestre | No Hay Banda | R. Rosner | Urussai
26/11 (quarta-feira)
Lições da Casa – Palestra “Crise: Material Reciclado?” – Pinacoteca – 14h30
Lições da Casa – Debate “Do Casebre ao Casarão” – Pinacoteca – 16h
Desfiles – Shopping Frei Caneca – 21h
LAB
(Karin Feller, Danilo Costa, Projeto Box, Jadson Raniere e Arnaldo
Ventura) | Ianire Soraluze | Der Metropol | Marcelu Ferraz | Tony Jr. |
Rober Dognani
27/11 (quinta-feira)
Desfiles – Shopping Frei Caneca – 21h
Ponto
Zero (Leandro Gabionette, Ana Paula Becker, Bruno Campos, Alice Sinzato
e Helena Kussik, Cynthia Hayashi, Cristiane Soares, Ana Beatriz Leme e
Claudia Ysumura | Geraldo Couto | André Phergom | Diva | Print I Like |
Purpure | Gustavo Silvestre.
Agradecimentos: Vicunha Têxtil (www.vicunha.com.br)