Imagem de campanha do Natal 2012 da Printemps, que teve vitrine decorada pela Dior ©Reprodução
Os tutus emergiram nos últimos tempos como favoritos entre blogs de street style e editoriais, acrescentando drama aos glamourosos e sofisticados looks das passarelas. Originalmente utilizados no ballet, eles migraram para filmes como “Cisne Negro” e séries como “Sex and the City”, para as passarelas internacionais e agora para os looks de street style: bailarinas urbanas invadem as cidades mostrando que as saias de tule estão reservadas para mais usos do que apenas nos palcos.
O site de pesquisa de tendências WGSN dá algumas dicas de como usar o tutu sem parecer que você saiu às pressas da aula de ballet.
Tutus pintados por Edgar Degas em 1874 no quadro “Aula de Dança” ©Reprodução
Styling: Combine com suéteres de cashmere, blazer e sapato de salto. Pense em um estilo mais adulto e arrumado como alternativa ao estilo mais casual, em que o tutu é usado com influências grunge como suéteres largos e coturnos (lembra de Madonna nos anos 1980? É exatamente o oposto)
Silhueta: A cintura é alta e enfatizada por silhuetas oníricas. As camadas translúcidas do tule servem para construir um look dramático e volumoso.
Cores: Você pode optar por cores inspiradas no mundo do ballet, como variações de branco, cinza e pastel, ou cores mais vibrantes, se não quiser passar despercebida.
Veja abaixo algumas referências:
Saias de tule usadas por Carrie Bradshaw no seriado “Sex and The City” ©Reprodução
Na “Vogue” inglesa em maio de 2011 e na “Elle” polonesa de janeiro de 2013 ©Reprodução
Na passarela de Alexander McQueen e Betsey Johnson, ambas da temporada de Verão 2013 ©ImaxTREE
A blogueira Jane Aldridge do Sea of Shoes e um look de street style do blog The Sartorialist ©Reprodução
Do blog In Her Styletos e do tumblr Fashion Street Style ©Reprodução