Quem perdeu a exposição “Alexander McQueen: Savage Beauty”, em 2011, vai ter uma nova chance de conferir a incensada mostra no ano que vem. O londrino Victoria & Albert Museum recebe a retrospectiva do estilista britânico a partir do dia 14 de março e promete, mais uma vez, quebrar recordes – vale lembrar que a edição nova-iorquina da exposição, realizada no MET, obteve 661.509 visitantes, maior número já contabilizado pelo museu em um único evento.
Para isso, a aposta do Victoria & Albert são 30 novas peças e uma seção inédita que vai focar nas raízes de McQueen em seus tempos de jovem talento em Londres. A mostra vai partir da coleção de formatura do estilista na prestigiada Central Saint Martins, em 1992, e passar pelos seus sete primeiros desfiles, que chamaram atenção ao extrapolar os limites entre moda e arte performática – característica que ele trabalhou ao longo de toda sua carreira.
“[A nova seção vai trazer] em certo sentido, peças mais cruas – quando não havia nenhuma produção e ele estava fazendo muitas delas sozinho”, comentou a atual diretora criativa da Alexander McQueen, Sarah Burton, ao portal WWD. Mas, mesmo nos primeiros anos da trajetória do estilista, já era possível observar algumas de suas marcas registradas, segundo ela. “Quando você olha para o portfólio de formatura de Lee [primeiro nome de McQueen]… naqueles croquis há tanta informação que ele usou mais e mais e retrabalhou depois. Talvez seja um período diferente, mas eram as mesmas mãos. Isso é o mais interessante, estava tudo lá desde o início”, completou.
“Alexander McQueen: Savage Beauty” fica em cartaz na capital britânica até o dia 19 de julho. Sem dúvida, um programa imperdível para quem estiver de passagem por Londres no ano que vem.
Reveja, na galeria abaixo, dez imagens da primeira edição da mostra no MET, em Nova York: