De 13 de maio até 26 de setembro de 2010, quem estiver em Granville, na região francesa da Baixa Normandia, poderá passar pelo Museu Christian Dior e apreciar a exposição “Le Grand Bal Dior”, da qual fazem parte mais de 50 vestidos de gala da época ou inspirado pelos grandes bailes dos séculos passados.
Além dos trajes criados pelo próprio Dior e por John Galliano estão presentes acessórios, fotografias, perfumes, filmes, livros e quadros – alguns em empréstimo de outros museus, como é o caso do autorretrato de Kees Van Dongen como Netuno, que serviu de inspiração para o primeiro vestido de baile criado por Christian Dior.
O autorretrato de Kees Van Dongen (1922) inspirou o primeiro vestido de gala de Dior e foi emprestado do Centro Pompidou de Paris ©Divulgação
As fragrâncias também são importantes, já que os lançamentos da Parfums Christian Dior eram sempre celebrados com bailes de gale. O comercial de “Midnight Poison”, dirigido por Wong Kar-wai na Ópera de Paris, em 2007, segue esse conceito:
Quem estiver aproveitando a bela paisagem litorânea de Grandville pode passar lá todos os dias, das 10h às 18h; a entrada é gratuita.