A semana de moda de Nova York dá o pontapé para a temporada feminina de prêt-à-porter internacional, seguindo para Londres, Milão e Paris. Você pode acompanhar as principais coleções da semana através do nosso canal de Desfiles, matérias quentes no site e imagens em tempo real em nosso Instagram. Abaixo, veja os nove destaques da NYFW, que vai até 17.09.
1. Givenchy + Marina Abramovic
Como marketing, foi uma das melhores sacadas da Givenchy: desfilar em Nova York para celebrar a abertura de sua primeira flagship na cidade após anos de ausência. Para completar, o desfile será na sexta (11.09) na rua, próximo à loja, com direção criativa de Marina Abramovic. Mais de mil ingressos foram distribuídos entre alunos e moradores do bairro e diz que tem gente que vai acampar lá por perto para tentar ver. Um dos temas que está inspirando Riccardo Tisci é a celebração da família e do amor. Certamente será uma grande apresentação e a atração mais comentada da semana. O desfile será transmitido ao vivo em givenchy.com a partir das 18h30 (horário Nova York).
2. DKNY de cara nova
Após a surpreendente notícia de que Donna Karan estava deixando a direção criativa da empresa que fundou, somente a linha mais jovem, a DKNY, irá desfilar. Essa temporada marca a estreia dos novos estilistas, a dupla Daoyi Chow e Maxwell Osborne, da marca Public School, que tem chamado a atenção com sua alfaiataria esportiva. Parece uma escolha acertada para uma marca que mira o público jovem e, mais do que nunca, precisa reforçar sua comunicação e sua estética para entrar no radar de seus consumidores de novo. “Nós dois crescemos em Nova York e a DKNY sempre fez parte da paisagem desta cidade nos nossos anos de formação enquanto estilistas e nova-iorquinos. Estamos orgulhosos e animados em fazer parte da empresa e contribuir para o próximo capítulo da DKNY”, dizem.
3. De casa nova
Em dezembro do ano passado, a prefeitura proibiu a NYFW de acontecer no Lincoln Center, sede do evento desde 2010, porque violava seu uso como parque público. Portanto, a semana agora tem duas novas locações oficiais, a Skylight Moynihan Station, em Midtown, e a Skylight Clarkson Square, no Soho, ambas pertencentes ao Skylight Group, uma empresa que identifica espaços incomuns e os transforma em lugares descolados para eventos.
Marcas como Prabal Gurung e 3.1 Phillip Lim já desfilaram nesses espaços em outras temporadas. Uma das ideias que chegam junto com a mudança, é tornar o tempo que a imprensa e o público passam nesses lugares mais agradável, com a entrada para os desfiles mais rápida e uma decoração sem tanta publicidade dos patrocinadores.
4. Kanye in da house?
O desfile de Kanye West para a Adidas originals na temporada de Inverno 15 dividiu opiniões, mas o buzz em torno dele é incomparável a qualquer outra coleção apresentada. Há uma expectativa de que Kanye apresente uma segunda coleção, apesar de não constar nada no calendário oficial. O site Complex soltou uma matéria falando que uma apresentação da “season two”, transmitida em tempo real em um cinema, estava com data de lançamento para dia 11.09, bem no início da semana de moda. Muitos questionam a necessidade de uma celebridade desse nível participar de um calendário oficial de moda, mas por outro lado, provoca uma excitação que derruba as fronteiras da moda e atinge diretamente um consumidor novo, informado e apaixonado. E para quem cobre a temporada, um desfile de Kanye West no meio da programação parece algo bem divertido, não?
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5. Ralph Lauren no Periscope
Em uma parceria com o aplicativo Periscope, a Ralph Lauren vai fazer uma transmissão simultânea de seu desfile em Nova York diretamente para o coração de Londres, mais especificamente o ponto super turístico de Piccadilly Circus. As pessoas que estiverem passando por lá, serão surpreendidas por imagens do desfile nos telões de Piccadilly. Essa é mais uma ação digital da marca que ganhou novo fôlego com a entrada de David Lauren, filho de Ralph, como Vice-Presidente Executivo. Ele tem trabalhado a marca no ambiente digital de forma inteligente e agregando-se aos parceiros certos, como é o caso com o Periscope, que também já transmitiu um desfile masculino da Burberry. “O potencial do Periscope é gigante, com mais de 10 milhões de usuários. Além disso, outras centenas de milhares passam por Piccadilly Circus. A experiência compartilhada e uma das melhores coisas das redes sociais”, diz Lauren. “Você tem que estar disposto a correr riscos para tentar coisas novas e achar maneiras de conectar moda e tecnologia de uma forma que faça sentido”. Quem quiser acompanhar, a hashtag para o Twiter e o Periscope é #RLRunway
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6. O que reserva Marc Jacobs?
O que podemos esperar do desfile de Marc Jacobs? Recentemente publicamos uma matéria questionando se ele de fato ainda é o rei da moda americana. Em entrevistas, Jacobs se mostra saudoso de seus tempos na Louis Vuitton e em seu perfil no Instagram tem postado coleções antigas, como a para Perry Ellis, e momentos passados com frases como “those days are looong gone” (esses dias estão tão longe). Sabe-se que sua marca está passando por uma reformulação geral, que inclui troca de CEOs, outros caminhos para as campanhas, novas parcerias e o fim da Marc by Marc Jacobs. Vamos ver se a nostalgia está de fato inspirando o estilista ou ele está simplesmente pregando mais uma de suas peças e vai, na verdade, apresentar uma coleção que vai mudar tudo de novo, como ele fez tantas vezes.
Desfile: 17.09
7. Opening Ceremony
A dupla Carol Lim e Humberto Leon sempre traz boas ideias para suas apresentações em Nova York. Desta vez, eles se inspiraram nos jardins do arquiteto Frank Lloyd Wright e montaram um cenário super elaborado, com plantas e verduras, criado com a ajuda da fundação do arquiteto. Após o desfile, todas as plantas serão doadas para escolas públicas de Nova York, que ensinarão as crianças sobre agricultura e alimentação saudável.
Desfile: 13.11
8. Hood By Air
Shayne Oliver, mente por trás da Hood by Air, é um dos nomes mais fortes da nova geração, por isso, é sempre bom ficar de olho. Em sua passarela, desfilam nomes novos e quentes, como a cantora Binx e o produtor multitalento Arca. A HBA é vista como radical e revolucionária, mas com uma proposta consistente e uma estética contemporânea e interessante.“Estamos transformando o anormal em normal”, diz Shayne ao Style.com.A marca nasceu no meio de coletivo de arte e está na linha de frente da nova moda americana (e da comunidade LGBT).
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9. New kids on the block
Todas as temporadas, surgem novos rostos que irão definir a beleza da estação ou conseguirão chamar a atenção em meio a uma centena de lindas meninas. Alguns fatos ajudam uma modelo nova a se sobressair: se ela abre ou fecha o desfile de uma marca importante, se ela aparece em muitos desfiles, a ponto de passar a ter um rosto reconhecível, ou se desfila com exclusividade para apenas uma grife. Nesse caso, não aparecerá muito, mas sua agência pode fazer um buzz em torno disso. Os jornalistas e editores também postam fotos de looks no Instagram e a modelo é, então, vista e revista por milhares. Por fim, o trabalho dos diretores de casting também é fundamental, já que eles sugerem as modelos que devem desfilar para cada marca. O FFW fez aqui suas apostas de novos nomes que devem surgir nesta temporada, entre elas a brasileira Viviane Oliveira e a alemã Kris, com look tomboy que certamente veremos bastante ainda.