Sandálias baixas no desfile da Emporio Armani ©Imaxtree
AZUL + NORMCORE
O segundo dia da Semana de moda de Milão começou com o desfile da Empório Armani, segunda grife de Giorgio Armani. Os desfiles são sempre no teatro Armani, no bairro Tortona, um dos mais bacanas da cidade. As apresentações de Armani são sempre marcadas por uma certa “aura” de tradicionalismo, ainda que se perceba um approach com o mundo contemporâneo. Impossível estar lá e não lembrar do que foi a marca nos anos 80, nome que se fortaleceu numa época de exageros da moda, indo para um caminho de contramão. Analisando as propostas contemporâneas em geral é fácil esquecer que foi Armani um dos primeiros a fazer uma operação de minimalismo na moda. Num momento em que as super ombreiras eram o must, Armani apostou em looks diminuídos, elegantemente minimal. Aquele poder de confronto ao status quo não existe mais, mas a qualidade indiscutível, a destreza em diversificar o design e a matéria prima top parece que estarão sempre nas peças tocadas por Armani. Hoje na passarela, um dos itens que chamou atenção foram os sapatos e sandálias baixas. Prova do chique, que pode ser sem salto e amado em tempos de praticidade normcore. + Veja a coleção completa aqui
Primeiro look da Fendi, que mostrou uma moda bem jovem, com muitos tons de azul ©Imaxtree
FENDI REJUVENESCE
Logo depois do desfile da Emporio todos os fashionistas e profissionais da moda em geral foram pra Fendi, no mesmo bairro. Tocada por Karl Lagerfeld, a marca mantém a preciosidade do Made in Italy, que pelas mãos de Karl ganha um ar jovenzinho e às vezes até rocker. Jaquetinhas curtas, cabelos em rabos baixos e despretensiosos, saias curtas. Romantismo, claro, como manda a época. Mariacarla Boscono fechou o desfile ao som de música italiana. Estamos em Milão, afinal. + Veja a coleção completa aqui
Final do desfile da Just Cavalli ©Imaxtree
AMOR, LIBERDADE E SEXO
Também hoje outro dinossauro da moda italiana desfilou sua segunda marca. Roberto Cavalli apresentou a coleção da Just Cavalli no suntuoso Arco della Pace, monumento milanês do Parco Sempione, o parque mais famoso da cidade. A aglomeração em volta também é um clássico. Principalmente nas mesinhas da Pizza Ok, bem na frente. Entrando na sala de desfile vemos já Cavalli em ação: falando com a imprensa ou com os convidados mais queridos. “As palavras da estação são amor, liberdade e sexo, que têm tudo a ver com a juventude. E minha marca é jovem. Gosto de me inspirar com música alta”, comentou com jornalistas antes do desfile começar. Os looks vieram românticos, tecidos bem esvoaçantes à la Cavalli. Mas a trilha de balada parecia pedir algo mais sexy. O casting era delicado. + Veja a coleção completa aqui
Look da Prada que revela a falta de acabamento proposital ©Imaxtree
PRADA
A Prada é sempre o desfile mais esperado da temporada. Na entrada, garçons servem petiscos e drinks pros convidados pra espantar o cansaço que já aparece logo no segundo dia de Milão. Já faz algumas temporadas que Miuccia Prada parece querer cancelar qualquer efeito decorativo que não seja uma solução minimal, quase niilista, como essa do deserto criado pelo AMO (leia mais abaixo). Os looks da coleção eram uma continuação dos estruturados da estação passada, com a diferença de que nessa temporada o jeans quase não aparece. Muita valorização dos materiais. Couros trabalhados, bordados, de diferentes cores. E o que mais chamou a atenção foram os cortes em aspecto mal finalizado, sem acabamento, deixando essa falta de acabamento bem à mostra. Tudo bastante cru. E mais uma vez, inesperado e surpreendente. + Veja a coleção completa aqui
Um deserto violeta criado pelo escritório AMO na cenografia da Prada ©Divulgação Prada
INDOOR
Uma mistura de caverna, deserto e parquinho infantil, a cenografia da Prada foi a mais impactante. Realizada pelo escritório AMO, parceiro de longa data da marca, ela questiona a relação entre outdoor e indoor. As 15o toneladas de areia de parques infantis invadem o espaço e mudam as proporções do lugar, causando um efeito inesperado. As modelos caminhavam ao redor dessas dunas violetas. E para tirar o ar mesmo de quem entrava, o público, ao chegar na sala, tinha que subir uns degraus que davam uma vista panorâmica do cenário. Um show à parte. Na trilha, som do projeto da banda Psychic Tv, um grupo de música e videoart que faz uma música mais experimental.
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+ Veja na galeria abaixo mais imagens do segundo dia da temporada de Milão: