As modelos no backstage do desfile da Fendi, em Milão ©Imaxtree
Quando se fala em riqueza, do que exatamente estamos falando? O conceito de luxo pode estar passando por revisões nos últimos anos, mas existe uma riqueza, e sempre existirá, que nos impactará sempre. É a riqueza da criação com opulentos recursos. A arte e a moda minimal não cabem nisso. Uma mesa suntuosa e farta, sim. Entrar no showroom da Fendi para ver as peças de perto é impactar-se com a riqueza, como dizem os italianos, “vera e propria”. Não tinha uma pessoa que não entrasse na sala pela primeira vez e não suspirasse de surpresa. +Veja a coleção completa aqui
O esbanjar de sobreposições e os jogos de volume nos looks é uma estratégia que, quando combinada com materiais de ponta e pesquisa artesanal, transborda essa riqueza. Imagine um criador que tem recursos para usar os melhores couros, o melhor algodão, os materiais sintéticos mais de ponta. Esse é Karl Lagerfeld, diretor criativo da marca. E a marca, na qual cabe essa opulência, teria mesmo que ser romana. Em tempos de valorização dos territórios de moda, a Itália se faz sempre presente: toda a identidade visual (paredes da sala de desfile, convite, pasta de material de divulgação) veio carimbada com um “Made In Italy” gritante. Para aprendermos, ou não esquecermos, que ainda que a Itália seja mais conservadora no mundo das modas, a matéria prima de qualidade, o trabalho artesanal primoroso tem raízes aqui.
As PRs da marca nos contaram, durante a visita ao showroom, que a estampa-símbolo da coleção (essa que é quase um camouflage) foi criada à mão. E em alguns looks foram diretamente pintados à mão mesmo, como nas jaquetas de couro. A mesma estampa foi aplicada em outros materiais: algodão e nylon, por exemplo. O mood geral é um militar esportivo e “caçador”. Então encontramos o verde militar, as peles pesadíssimas, as ankle boots utilitárias e esse camuflado que não chega bem a ser camuflado. Ao final do desfile (e no início, com Cara Delevingne), e também como destaque engraçadinho do showroom, o boneco de pelúcia de Karl Lagerfeld, carregado como chaveiro.