“First Kiss”: viral sobre primeiro beijo é vídeo de moda da Wren ©Reprodução
Um vídeo, 20 pessoas desconhecidas, 10 primeiros beijos e a impressionante marca de mais de 30 milhões de visualizações em três dias. Você provavelmente já assistiu ao viral “First Kiss” (ou pelo menos viu seus amigos falando sobre ele nas redes sociais), mas talvez não saiba que o curta é, na verdade, um fashion film.
Apesar do “Wren presents” que aparece logo no começo, pouca gente se deu conta de estar assistindo a um filme de moda, criado pela marca californiana Wren e disponibilizado originalmente na nova série Video Fashion Week do Style.com, que reúne filmes conceituais da última temporada internacional de ready-to-wear (a grife não faz parte do line-up de nenhuma semana de moda).
+ “First Kiss”, da Wren, dirigido por Tatia Pilieva:
De acordo com Melissa Coker, fundadora e diretora criativa da Wren, a ideia era mesmo fazer um curta sem cara de vídeo de moda. “Nós fazemos esses fashion films toda temporada. Eu me esforço para transforma-los em vídeos interessantes que existem por si só, em vez de algo que parece um comercial, e eles aparentemente estão tocando as pessoas”, ela disse em entrevista ao Fashionista, ainda descrente do estouro de “First Kiss” (no site da Wren, na seção “film”, dá para assistir a outros trabalhos da marca, com participações especiais de gente como Julia Restoin-Roitfeld, Karen Elson, Tavi Gevinson e Gia Coppola).
O “casting” é composto por contatos da própria Coker: “Mandei um email para um monte de pessoas que conheço. Tentei ser diversa. Algumas delas são musicistas. O cara com as tatuagens trabalha na Wren”, ela contou ao Fashionista, acrescentando que o desafio em seguida foi combinar os escolhidos de modo que eles realmente fossem desconhecidos uns dos outros, e ainda assim formassem belos casais. Entre os voluntários estão Damian Kulash, da banda OK Go, e Langley Fox, irmã da modelo Dree Hemingway. A diretora Tatia Pilieva também é antiga conhecida dela.
“First Kiss” foi criticado nas redes sociais por pessoas que se sentiram enganadas quando descobriram que uma marca de moda estava por trás de sua realização, mas Coker defende a autenticidade das imagens. Além do fato de que os participantes realmente não se conheciam, ela afirma, “nunca teve o ‘ação’, então muitas das pessoas não sabiam necessariamente se estavam ou não sendo filmadas, e você vê esses momentos reais.” (E vamos combinar que o nome da marca aparece logo no começo do vídeo, e que muita gente presumiu em vez de apurar. Dá para achar na internet matérias falando que “First Kiss” é um experimento social da diretora Tatia Pilieva).
O fato é que o curta é um hit inédito para uma marca de moda, e está expondo a Wren para um público que dificilmente seria alcançado por outros meios (só para se ter ideia: Melissa Coker diz na entrevista ao Fashionista que Soko, cantora que faz parte do casting e que é responsável pela adorável trilha sonora, aparentemente vendeu um milhão de cópias da música “’We Might be Dead Tomorrow” na terça-feira, um dia depois da divulgação do filme).
Melissa Coker fundou a Wren em 2007, a partir da sua vontade de ter certas peças de roupas que ela não achava para comprar – ela já era da área de moda, mas do setor editorial, tendo passado por revistas como “Vogue” e “W”, antes de enveredar para a indústria de criação, trabalhando com Helmut Lang. Apesar de ser relativamente pequena, a Wren tem seguidoras fieis e já vestiu muitas personalidades cool que são a cara da marca, como Alexa Chung e Zooey Deschanel. Veja na galeria abaixo a coleção Inverno 2014 da grife: